Em março, 'Pedalada Pelada 2016' em cidades do Brasil e depois pelo mundo - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


No primeiro sábado de março, dia 5, várias cidades do hemisfério sul realizarão mais uma edição da World Naked Bike Ride (WNBR), conhecida no Brasil como 'Pedalada Pelada'. No hemisfério norte, a ação acontecerá em 11 de junho, aproveitando o verão naquela parte do globo.

'Naked Bike Ride' em Southampton. Foto: Peter Elliott.

 

Não entendeu por que tantas pessoas pedalarão nuas nesse dia? Entenda:

O que é a Pedalada Pelada

O objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

 

'Pedalada Pelada' em São Paulo, 2015. Foto: Silvia Ballan. / Vá de Bike.

E por que sem roupa?

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste linkalguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.

É preciso ficar totalmente nu?

O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente.

Dúvidas?

Neste endereço há respostas para perguntas frequentes e muitas dicas para quem pretende participar. Nesta página há um “tutorial jurídico”.

Converse também com os demais participantes na página de cada evento, no Facebook (logo abaixo há os endereços).

Quando e onde

As cidades brasileiras que já confirmaram a realização do protesto são Rio de Janeiro, São Paulo e Blumenau (siga os links para saber local e horário de saída). Florianópolis ainda decide se realizará no primeiro final de semana, acompanhando o evento mundial, ou se seguirá seu calendário tradicional, com a ação acontecendo no outro sábado, dia 12.

Enquanto Blumenau adere ao protesto internacional pela primeira vez, no Rio a manifestação está em sua segunda edição. Em Florianópolis os manifestantes pedalam nus pela quinta vez e São Paulo tá tem a ação como uma tradição na cidade, sendo realizada pelo nono ano consecutivo.

Para saber horário e local de concentração da Pedalada Pelada em cada cidade, acesse as páginas dos eventos no Facebook: Blumenau/SCFlorianópolis/SCRio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP

***
William Cruz no Vá de Bike.