Festival #JuntosBuscamos une arte, literatura e migração - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Os fluxos migratórios gerados em decorrência de guerras, ou mesmo de desastres naturais afetam pessoas em todo o mundo e são, cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Esse deslocamento está presente nos noticiários e na mídia, na arte e na literatura. Atual e urgente, essa questão é tema do Festival #JuntosBuscamos, realizado pelo Goethe-Institut e que acontece no dia 23 de abril de 2017 (domingo), das 11h às 18h, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca.

O evento conta com diversas atrações, entre música, histórias, sarau e atividades lúdicas, como a construção de uma palavra retirada de um texto literário, a qual nos remete à migração em São Paulo e será representada de forma anamórfica, ou seja, legível apenas quando vista de um determinado ângulo. Durante o Festival, uma poeta com máquina de escrever estará durante o evento no Espaço de Leitura do Parque, escrevendo poemas para o público.

O grupo Maiúsculos&Minúsculos promoverá atividades com livros e leitura para crianças. O Sarau Supersônico irá compartilhar textos e e poemas da literatura infantojuventil.

O evento é gratuito e aberto ao público. Simultaneamente, outros Institutos Goethe, de Salvador, do Rio de Janeiro e de outras quatro cidades sul-americanas - La Paz, Buenos Aires, Caracas e Santiago - compartilharão suas comemorações pelo Dia Internacional do Livro na hashtag #JuntosBuscamos.

Além do evento no Parque da Água Branca, o Goethe-Institut lança o Concurso #JuntosBuscamos, disponível no site www.goethe.de/saopaulo/juntosbuscamos e que vai dar prêmios em livros. Qualquer um pode participar, enviando fotos, vídeos e outros formatos, tendo como tema a palavra secreta de um trecho da obra do autor Elias Canetti, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1981.

O projeto #JuntosBuscamos é realizado pelo Goethe-Institut São Paulo, em parceria com o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o apoio da organização SPLeituras, da Câmera Brasileira do Livro (CBL), do movimento Tem Mais Gente Lendo, da Livraria da Vila, da Editora Pulo do Gato e da Editora Peirópolis.

Programação | Espaço de leitura

11h: maiúsculos&MINÚSCULOS.
12h: Formação da palavra.
13h: Contação de histórias.
14h: Mediação de leitura e oficina preparatória para sarau.
15h: Sarau Supersônico com o tema Migração.
16h: Apresentação musical – Pequena Orquestra.
14h às 17h: Feira de troca de livros.

Serviço

Festival #JuntosBuscamos
Data: 23 de abril de 2017.
Horário: 11h às 18h.
Parque da Água Branca - Espaço de Leitura.
Rua Ministro Godói, 180, Perdizes.
Gratuito: Aberto ao público.
Mais informações:
www.goethe.de/saopaulo/juntosbuscamos
www.goethe.de/saopaulo

***
Com informações de Simone Malina da Pronto Releases.