No Dia Mundial do Refugiado, eventos em São Paulo, Rio e Brasília - São Paulo São

O Dia Mundial do Refugiado é comemorado na terça-feira (20). Para marcar a data, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promove uma agenda de atividades desde o último sábado (17). Fazem parte dos eventos feiras culturais, mostras de cinema e seminários, além da divulgação do relatório "Tendências Globais – Deslocamentos Forçados em 2016". As cidades que recebem as iniciativas são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

"Espero que não vejam o refugiado e a refugiada apenas como vítimas de atrocidades, mas também como pessoas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade", disse a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, sobre a importância das iniciativas. O evento de abertura das comemorações se realiza em Brasília, com a iniciativa MigrArte, que já está em sua segunda edição no Brasil e conta com obras de cinema, música e gastronomia.

O MigrArte possui entrada gratuita e ocupará o Museu Nacional da capital, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. "É um evento de realização colaborativa que envolve cinema, música, artes e gastronomia com a aposta de envolver os participantes em uma experiência de celebração intercultural. E claro, despertar nas pessoas o amor pela causa do refúgio e das migrações", afirma a organização.

O evento principal da Acnur, que se divide entre as três cidades, é a mostra internacional de cinema "Olhares sobre o Refúgio". A mostra ultrapassa as comemorações do Dia Mundial do Refugiado, já tendo sido exibida em Curitiba e Porto Alegre. Em Brasília, a MigrArte serve de locação para a exibição do festival. No Rio de Janeiro, a mostra já está em cartaz desde o dia 6 deste mês e segue até o dia 27 de junho, no Espaço Cultura Oi Futuro, no bairro do Flamengo. Já a capital paulista recebe a mostra entre os dias 22 e 27, no CineSesc, na Cerqueira César.

"O mundo vive uma situação muito difícil em relação aos refugiados, e nós não poderíamos deixar de fazer algo a respeito. Nosso caminho, como instituto cultural, é olhar para esse tema tão importante através da arte", disse o diretor de cultura do Oi Futuro, Roberto Guimarães. Passam pelo festival obras nacionais, como o longa "Era o hotel Cambridge", da cineasta Eliane Caffé, e estrangeiras, como a produção "Estou com a Noiva", produção italo-palestina dirigida por Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry.

A seguir a agenda da mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo:

Rio de Janeiro: 13, 20 e 27 de junho, sempre às 19hs

Local: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo).
· 13/06: “Era o Hotel Cambridge”.
· 20/06: “Estou com a Noiva”.
· 27/06: “A Casa de Lúcia”.

Brasília: 17 de junho (a partir das 14hs)

Local: Museu Nacional
· 17/06: “Bem-vindo ao Canadá” (16h).
· 17/06: “Era o Hotel Cambridge” (16h30).
· 17/06: “Estou com a Noiva” (18h30).
· 17/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais” (20h15h).

São Paulo: de 22 a 27 de junho, sempre às 19hs

Local: CineSesc (Rua Augusta, 2.075).
· 22/06: “Bem Vindo ao Canadá”.
· 23/06: “Estou com a Noiva”.
· 24/06: “Exodus: de onde eu vim não existe mais”.
· 25/06: “A Casa de Lúcia”.
· 26/06: “Terra Firme”.
· 27/06: “O Pacote Completo”.

A programação completa pode ser acessada pelo site da Acnur e pelo evento MigrArte, no facebook.

***
Fonte: ONU Brasil.