Lançamento do documentário “Cultura do Desperdício” encerra Virada Sustentável 2017 em São Paulo - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Estima-se que no Brasil, 3,4 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. Foto: Getty Images.Estima-se que no Brasil, 3,4 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. Foto: Getty Images.

Com estreia marcada para o próximo domingo, 27 na cobertura (terraço 2) do Conjunto Nacional, o documentário “Cultura do Desperdício“ integra a programação de encerramento da Virada Sustentável 2017 em São Paulo.

Produzido pela Conteúdos Diversos do publicitário Sérgio Lopes, o filme de 52 minutos mostra o desperdício em toda a cadeia produtiva de alimentos e tem como objetivo educar o cidadão e provocar reflexões sobre o tema.

Luciana Quintão no documentário. Imagem: Reprodução.Luciana Quintão no documentário. Imagem: Reprodução.“Cultura do Desperdício“ conta com a participação de Eduardo Giannetti da Fonseca, economista e escritor, e a fundadora da ONG Banco de Alimentos e “desobediente civil” Luciana C. Quintão, também autora da ideia original do documentário.

Eduardo e Luciana dividem suas opiniões e expertise sobre o assunto, com ativistas, pensadores e especialistas no tema desperdício e nova economia. A reflexões visam a conscientização dos espectadores bem como a sugestão de ações que gerem mudanças e possam promover um Eduardo Giannetti participa do documentário. Imagem: Divulgação.Eduardo Giannetti participa do documentário. Imagem: Divulgação.futuro melhor.

O projeto é multiplataforma e poderá ser visto em diversas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram e canal proprietário no Youtube.

A trilha musical, um “Manifesto” contra o desperdício que estará disponível no Spotify, é composta por Vinícius Porto e Paulo Garfunkel e interpretada por Marco Antônio Gonçalves dos Santos, o “Skowa”. A trilha resume os principais pontos abordados no documentário e tem como refrão: Só pode ser  burrice o desperdício / E o bicho homem é o responsável por isso / Enquanto tem gente morrendo de fome / Tem gente jogando comida no lixo.

A exibição, no lançamento, será seguida por um debate moderado por Fabrício Soler, especialista em resíduos sólidos, e participantes do documentário:

  • José Valverde – Secretário Executivo do CONSEA SP.
  • Luciana Quintão – Presidente da Ong Banco de Alimentos.
  • Thaís Fontes – Rural banking Rabobank Brasil.
  • Cláudio Zanão – Presidente da ABIMAPI.
  • Dna. VILMA Paramezza – Condomínio Conjunto Nacional \ Paulista Viva.
  • André Palhano – Virada Sustentável (a confirmar).
Ponto de partida

Estima-se que no Brasil, 3,4 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano.

“A partir da parceria com a ONG Banco de Alimentos e patrocínio do Rabobank Brasil, pudemos produzir o documentário. Nosso objetivo foi mostrar o desperdício dos alimentos próprios para o consumo e difundir o conceito de “aproveitamento integral”, incentivando a formação de um ciclo sustentável e a diminuição de lixo orgânico,“ diz Sérgio Lopes.

“O documentário, quer levar informação relevante para a audiência e expandir o conhecimento deste tema, atingindo a sociedade com um todo, para promover uma mudança de padrão cultural, incentivando ações para o fim da cultura do desperdício e para a promoção da cidadania consciente“ completa Sérgio.

Sobre Sérgio Lopes - Com mais de 30 anos de experiência profissional com passagem pelas principais agências de publicidade, Sérgio Lopes atualmente se dedica a projetos de responsabilidade social, utilizando sua expertise na área de entretenimento e publicidade. Foi responsável pela direção artística e integração de plataformas de mídia do Pavilhão Brasileiro na EXPO Milão 2015 que teve como tema "Feeding the Planet: Energy for Life" (Alimentar o planeta, energia para a vida).

Serviço

Lançamento - documentário “Cultura do Desperdício“ - Por uma sociedade mais consciente.
Dia 27 de Agosto 2017 das 15h às 18h.
Rooftop (terraço 2) do Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 – São Paulo, SP.
Entrada grátis.

***
Da redação com informações da XCOM e Conteúdos Diversos..