Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi - São Paulo São

Oficina, eleito o melhor teatro do mundo na categoria ‘projeto arquitetônico‘ pelOficina, eleito o melhor teatro do mundo na categoria ‘projeto arquitetônico‘ pelo The Guardian. Oficina, eleito o melhor teatro do mundo na categoria ‘projeto arquitetônico‘ pelOficina, eleito o melhor teatro do mundo na categoria ‘projeto arquitetônico‘ pelo The Guardian.

Teatro Oficina lançou esta semana um movimento envolvendo artistas e demais cidadãos para a preservação do emblemático edifício projetado por Lina Bo Bardi e seu entorno tombado. O grupo de teatro convida todos os interessados a enviarem pedidos de veto ao Governo do Estado de São Paulo conta a construção de altas torres residenciais no bairro do Bixiga - proposta liberada nesta segunda-feira pelo CONDEPHAAT.

Através de uma publicação no site oficial do Teatro Oficina, o grupo chama "a força da multidão para que direcione, através de textos e vídeos" ao governador do estado e autoridades do patrimônio, "pedidos de veto ao empreendimento do Grupo SS e um clamor pela destinação pública desse terreno."

Localizada em um dos últimos terrenos vazios do bairro do Bixiga, a companhia de teatro já travou outras batalhas para permanecer neste local. A reivindicação dessa e de outras lutas é a mesma - nas palavras do grupo: "Não queremos construir edificações, desejamos a poética do vazio como uma construção, num exercício de imaginação, criando bolsões de respiro no tecido urbano de São Paulo, permitindo ao terreno que se mantenha verdejado, permeável à luz, à chuva, ao tempo."

Leia o manifesto completo da companhia de teatro, aqui.

Para lembrar: o Oficina, foi eleito o melhor teatro do mundo na categoria "projeto arquitetônico" pelo The Guardian.

Imagem: The Guardian / Reprodução.Imagem: The Guardian / Reprodução.

***
Fonte: Arch Daily.