Ação no Ibirapuera para conscientizar sobre a queda de árvores - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

O objetivo do projeto #arvorescaidas, criado pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design, é alertar e conscientizar a população sobre o problema da queda de árvores em São Paulo.

Quem vive na maior cidade da América Latina sabe os problemas causados pelas árvores caídas. As ruas ficam interditadas, casas destruídas, hospitais sem energia elétrica e o trânsito ainda mais infernal.

No verão de 2014, caíram 1700 árvores, cerca de 700 em apenas 4 dias.

Pensando nisso, a agência AlmapBBDO e a Escola Panamericana de Arte e Design convidaram o artista plástico Eduardo Srur para criar uma instalação no Parque Ibirapuera.

O objetivo é mostrar como o poder transformador da arte pode ajudar a chamar a atenção e conscientizar a população sobre o problema, assim como informar como a sociedade pode ajudar a cidade a evitá-lo.

O “replantar” é figurativo, pois trata-se de uma instalação de arte, fixada no chão, que tem um manequim hiper-realista de cabeça para baixo agarrado ao tronco. Com ele, Srur faz uma metáfora sobre a relação invertida do homem com a natureza. O projeto também pretende pedir ao público para ajudá-lo a mapear árvores em perigo, fotografando-as e postando com a hashtag #arvorescaidas nas redes sociais.

Paula Macedo no UpdateOrDie.