Projeto brasileiro de reciclagem de madeira ganha prêmio de impacto social do iF Design Awards - São Paulo São

Para o júri do iF Design, a iniciativa “tem sustentabilidade no seu DNA. Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Para o júri do iF Design, a iniciativa “tem sustentabilidade no seu DNA. Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

Uma parceria entre a prefeitura de Santos e a organização civil Club Design Litoral Paulista ganhou o prêmio de impacto social do iF Design Awards, considerado o Oscar do design. O projeto Encontros Criativos se destacou por reaproveitar produtos de madeira descartados incorretamente. As oficinas de marcenaria foram oferecidas a jovens de baixa renda. Segundo o site da premiação, já são mais de três toneladas recicladas em apenas um ano.

A matéria-prima é recolhida pelo chamado Cata-Treco, serviço municipal da prefeitura de Santos. O material é levado até a EcoFábrica Criativa, onde é selecionado, limpo e organizado por tipo de madeira. É aí que entra o Club Design: os profissionais da organização desenham objetos de mobília que serão desenvolvidos pelos alunos com o material reciclado. Os designers e arquitetos da organização acompanham todo o processo junto aos alunos e professores e, no final, os itens são apresentados ao público em uma exposição aberta. O que não é vendido, segue para as lojas parceiras do Club Design, e o dinheiro é reinvestido na EcoFábrica.

Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

Outro ponto interessante do projeto é que todo o processo é feito com máquinas e instrumentos simples, que os alunos podem adquirir para iniciar posteriormente uma carreira no ramo da marcenaria. A iniciativa também põe os jovens estudantes em contato com profissionais da arquitetura e do design, com quem podem vir a trabalhar no futuro.

Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

O idealizador e gestor do projeto é Alvaro Guillermo, arquiteto, designer e pesquisador. O profissional explica que o Encontros Criativos tem a ver com a alma brasileira. “Este é um projeto com alma, a alma brasileira de quem junta pedaços e faz algo novo e criativo. Trabalhamos a matéria descartada, desconsiderada e incorreta; e, com ela, criamos algo de valor”.

Um dos bancos criados no projeto "Encontros Criativos", da EcoFábrica Criativa em Santos. Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.Um dos bancos criados no projeto "Encontros Criativos", da EcoFábrica Criativa em Santos. Foto: Club Design Litoral Paulista / Divulgação.

Para o júri do iF Design, a iniciativa “tem sustentabilidade no seu DNA. Madeira desperdiçada é transformada por cidadãos desprivilegiados em produtos que podem ser vendidos. Criativo e bem pensado!”.

***
Por Julia Queiroz e Julyana Oliveira na Casa Cláudia.



-->