Empresário cria 'Banho Solidário' para moradores de rua em Vitória da Conquista - São Paulo São


Dados extraoficiais dão conta que pelo menos cem pessoas vivem nas ruas de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O grupo concentra em maior número na avenida Integração, mas são vistos em diversos outros bairros da Capital do Sudoeste Baiano recebendo insumos de ativistas sociais quase que diariamente. 

Vitória da Conquista é uma das cidades mais frias daquele estado. Conhecida como a 'Suiça Baiana', a cidade tem temperaturas muito baixas durante o período do inverno. Além de agasalhos adequados, um bom banho quente faz toda a diferença na hora de ‘espantar’ o frio. Foi pensando nisso, que o empresário Claudio Lacerda criou o 'Banho Solidário' cujo equipamento foi lançado durante o 'Conquista Cidadã', no domingo (20).
 
Construído na cidade, a engenhoca foi adaptada num reboque que será conduzido por uma caminhonete com um tanque d´água. “A iniciativa do 'Banho Solidário' é você levar através do banho a saúde para a população que não tem aceso a um banho. O que que acontece? A higiene, a falta dela por sinal, faz com que você adoeça, a exemplo do câncer pênis. Existe câncer de pênis só pela falta de higiene”, justificou Lacerda. “Então o intuito desse nosso trabalho é levar pelo menos a higiene uma vez por semana e se for necessário que se estenda por mais vezes”, continuou.
 
Foto: Blog do Anderson / Reprodução.
 
Os banheiros servem apenas para tomar banho. Com uma caminhonete, Claudio leva os banheiros pela cidade junto com um reservatório de água. Tudo foi feito pensando na melhor forma de proporcionar um bom banho quente a cada morador atendido, que também recebe os produtos de higiene, a toalha e orientações adequadas sobre a importância da higienização do corpo.
 
“Como ele é móvel, nós vamos circular pela cidade e oferecer o banho com sabonete, shampoo, toalha e até uma roupa. Se acharem que devem, eles entram, tomam o banho quente e pronto. Vamos ter pessoas para ensinar cuidados na área de saúde no momento do banho e sobre o que é preciso fazer na escovação. Também vamos doar escovas e pasta de dente, prevenindo com isso problemas bucais”, completou. A ação conta com apoio de outros empreendedores da cidade.

Com informações: Blog do Anderson e R7.