Movimento Parque Minhocão libera wifi no elevado - São Paulo São

O bem sucedido movimento Parque Minhocão, que já conseguiu transformar a ideia de desativar progressivamento o elevado Costa e Silva para carros em lei, aprontou mais uma de suas estratégias criativas.

Agora, quem passeia pelo elevado nos horários em que a passagem dos carros já é vedada (a partir das 21h30 e aos domingos e feriados) pode navegar na internet usando sinal wi-fi grátis instalado no apartamento sede do movimento, que fica no edifício triangular na esquina da avenida São João com a alameda Glete. Em breve, pinturas e placas indicativas no minhocão vão tornar mais fácil saber onde acessar. O sinal tem 200 MB de potência e comporta até 300 usuários ao mesmo tempo. Pode ser captado em um raio de até 100 metros do apartamento do Parque Minhocão.

A rede se chama freewiman. Wiman é a empresa italiana que cedeu gratuitamente a instalação, os roteadores e paga também pelo sinal de fibra ótica. Ao acessar a rede, o usuário deverá optar pela conexão via Facebook ou Google+. Depois, será convidado a curtir a página do movimento no Facebook, mas pode pular essa etapa. Segundo membros do Parque Minhocão, alguns moradores do entorno já descobriram o sinal e estão usando o wi-fi nos dias de semana. O sinal foi pensado para os usuários do elevado, mas fica aberto permanentemente. 

Vanessa Correa, blog 'Seres Urbanos' na Folha de S.Paulo.