Colunistas - São Paulo São

São Paulo São Colunistas

Tem sido comum, desde que chegamos em Portugal, há pouco mais de cinco meses, ouvir os amigos perguntarem como é a vida por aqui, se é melhor, quais as principais diferenças e por aí vai.

Dos teatros às ruas, a dança é uma arte presente na cidade de São Paulo, pronta para ser descoberta, apreciada, questionada. Disponibilidade para enxergá-la e de alguma forma se deixar envolver por ela, é fundamental. Pode ser o início de uma aventura sem volta, mesmo para o espectador leigo e especialmente curioso, disposto a conhecer e acompanhar a diversidade de expressões que se manifesta a cada momento, somada às transformações que refletem a evolução dos tempos.

Ludwig Mies van der Rohe (1886 -1969). Imagem: ArchDaily.Ludwig Mies van der Rohe (1886 -1969). Imagem: ArchDaily.

Louis Sullivan, arquiteto americano considerado o "pai" dos arranha-céus de Chicago, é reconhecido também pela influência que teve sobre alguns dos mais importantes arquitetos modernistas do século XX, como Frank Lloyd Wright e Ludwig Mies van der Rohe. Ainda em 1896, anos antes de Mies cravar sua famosa frase "less is more" (usada para se referir a uma linguagem de clareza e depuração, traduzida em formas geométricas básicas e também em sofisticação e cosmopolitismo, características de seus edifícios de aço e vidro), Sullivan já havia afirmado que "a forma segue a função" – uma  referência aos padrões de proporções e à interdependência dos princípios conceituais ("utilitas" "venustas" e "firmitas", respectivamente "utilidade", "beleza" e "solidez") estabelecidos por Vitruvius em seu "De Architectura" (aprox. 27 a 16 a.C.).