A juventude é eterna? - São Paulo São


Inspirado pelo filme do italiano Paolo Sorrentino, a tal da juventude me fisgou hoje. Segundo o nosso popular dicionário Aurélio, “Juventude” é a quadra da vida em que se é jovem. Por sua vez, “Jovem” é: a) relativo à juventude ou a quem está na juventude; b) que existe há pouco tempo; c) que ou quem tem pouca idade; que ainda não é adulto; e d) que ou quem está na juventude.

Encontro-me na terceira juventude, com idade avançada, próxima daquela faixa que permitirá gratuidade na utilização do transporte público. Apesar dos anos inevitáveis, minha disposição e energia são de um jovem que batalha o tempo todo para aprender e identificar novos caminhos que nutram a vida.

Enquanto assistia a bela fita estrelada por Michael Caine e Harvey Keitel, respectivamente Fred Ballinger e Mick Boyle, dois amigos de longa data, ambos na casa dos 80 anos, que decidem passar as férias num luxuoso hotel na Suíça, pensava com os meus botões sobre as juventudes que ficaram e aquelas que ainda pretendo desfrutar.

Das experiências que vivi, sou muito grato porque elas me permitiram chegar até aqui. E não posso me queixar de como cheguei. Sinto-me feliz, forte, com saúde, disposição, energia, garra e entusiasmo para continuar agindo e ocupando os espaços os quais me permitam colocar em prática crenças, realizar sonhos, ser um agente de transformação e contribuir para a construção do bem comum.

Da primeira juventude mantenho o ímpeto idealista em lutar por uma sociedade mais justa e mais digna para todos. Da segunda juventude guardo o equilíbrio e a sabedoria as quais me permitem enfrentar quaisquer situações com tranqüilidade.

Para a terceira juventude, recém iniciada, me proponho continuar sonhando e me desafiando o tempo todo para não deixar que o passar dos anos pesem. Para isso é fundamental manter o corpo são, a mente viva, o coração aceso, a língua em ação, os ouvidos atentos, os olhos focados, as caminhadas permanentes, a alimentação saudável e saborosa, a pressão e o colesterol sob controle, a próstata bem cuidada e o vigor ativo.

Estou na juventude e com ela pretendo completar o meu ciclo nessa existência. Independente da idade, por dentro o espírito jovem estará sempre presente, como a lenha que faz o fogo acender, o amor que movimenta os sentidos e a coragem, essa força que nos impulsiona no sentido de enfrentar quaisquer situações. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço
'A Juventude' (Youth).
Direção: Paolo Sorrentino.
Elenco: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Jane Fonda.
Gênero: Comédia dramatica.
Nacionalidade: Itália, França. Suíça, Reino Unido.
Duração: 124 minutos.
Classificação: 14 anos.
Trailer aqui! 

***
Leno F.Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.

 



-->