Da cultura guarani ao açúcar europeu: curso mostra o percurso que nos leva à doçaria caipira - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

 
É a vez do curso de Doçaria Caipira. Este curso, apesar de independente, pode ser tomado como o terceiro módulo do curso Total Immersion na Culinária Caipira, anteriormente oferecido. Ele versa sobre aquele domínio onde mais se fez presente a influência portuguesa, por conta da introdução do açúcar. 

Ele visa a preparação intelectual e prática do aluno de modo a poder identificar um conjunto de pratos como de existência coerente com os demais aspectos da cultura culinária caipira. Ao mesmo tempo, explora as possibilidades de se entender e classificar esse capítulo da doçaria de forma independente em relação à grande tradição ocidental (francesa). 
 
Serei responsável pelo aspecto expositivo do curso, que serão complementadas por atividades práticas, conduzidas por Ana Laura Pinheiro. 
 
O curso terá a duração de 12 horas, em quatro aulas de 3 horas cada. As datas programadas são 9, 10, 11 e 12 de junho, começando às 19 horas no dia 9 e 10; e às 9h nos dias 11 e 12. O local será o mesmo dos módulos anteriores, no Alto de Pinheiros, à Rua Aquiramum 12. 
 
Serão tópicos do curso: 
A introdução do açúcar na capitania de São Vicente; 
Considerações técnicas sobre receitas; 
Considerações técnicas sobre as conservas;
Considerações técnicas sobre os amidos; 
Execução de receitas: milho e mandioca crua; bolaria; biscoitos; compotas; bala; licores; doces de ovos; doce de massa (marmeladas); outros; 
Degustação comentada das receitas.
Sugestões de adaptações modernas.
 
Os que fizeram os demais módulos, terão prioridade nas inscrições.
***
Carlos Alberto Dória é bacharel em Ciências Sociais pela USP, com doutorado e pós-doutorado na Unicamp, tendo estudado o darwinismo no Brasil. Possui também vários livros publicados sobre sociologia da alimentação: Estrelas no céu da boca; A culinária materialista; Formação da culinária brasileira; e-BocaLivre.

Ana Paula Pinheiro é proprietária da Santinho's Eventos e Treinamentos em Culinária e Gastronomia. Patissiere formada na Espanha, trabalhou no laboratório da Callebaut até recentemente em São Paulo.