O Samba da Vela está esperando você - São Paulo São


Nesta segunda, a Comunidade Samba da Vela celebrou 16 anos de vida. Apesar do frio, a Casa de Cultura de Santo Amaro recebeu de braços abertos, uma multidão que foi prestigiar a festa de aniversário de uma das mais importantes iniciativas de valorização do samba de São Paulo.

Para abrigar um número maior de pessoas o palco foi montado no quintal, e as cadeiras formaram o círculo tradicional. Quando a vela acendeu, num ritual conhecido pela maioria dos presentes, todos soltaram as vozes para cantar a música que sabem de cor.

Como nesses 16 anos de raça e de determinação muitos compositores foram revelados, vários deles tiveram a chance de interpretar as suas canções, incluindo o mestre Osvaldinho da Cuíca.

Embora o Chapinha seja o grande maestro dessa turma, o Samba da Vela é, verdadeiramente, realizado por dezenas de pessoas maravilhosas da comunidade, as quais, todas as segundas-feiras, fazem acontecer essa imperdível roda de Bambas.

E para fechar é sempre bom lembrar, como dizia o nosso Pakuera, eterno presidente: “Que a divina luz ilumine todas as nossas criações”. Salve a Comunidade Samba da Vela! Por aqui, fico. Até a próxima.

Conheça a Comunidade.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.