‘Mappin Stores‘, a primeira loja de departamentos do país - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Com a autorização para funcionamento concedida por decreto do então presidente da República, Mappin - XV de Novembro.Mappin - XV de Novembro.marechal Hermes da Fonseca, foi fundada em 29 de novembro de 1913, na Rua XV de Novembro, na Sé, Zona Central, pelos ingleses Walter John Mappin (1868-1943), John Kitching e Henry Portlock, a primeira loja de departamentos do Pais, o Mappin Stores.

Stores britânica, de propriedade dos irmãos Walter e Herbert Joseph Mappin (1872-1946), no inicio, era ponto de encontro de familias endinheiradas de São Paulo, que depois de comprar pratarias e cristais ingleses, iam para o restaurante com orquestra, ou para o salão de chá colocar a conversa em dia. Em 1919, o Mappin Stores foi transferido para a Praça do Patriarca, onde foi realizado o Primeiro Desfile de Moda de São Paulo.

O estabelecimento, com características de alta classe, que reunia diariamente sua seleta clientela, composta por milionários, damasMappin - Praça Ramos.Mappin - Praça Ramos. e políticos da elite para o chá das cinco servido em porcelana chinesa com talheres de prata, perdeu seu prestígio com a crise que seguiu a Quebra da Bolsa de 1929, e obrigou a loja a se popularizar, tornando-se a primeira do país a apresentar preços de produtos nas vitrines. Desgostosos com a popularização, os irmãos Mappin decidiram vender sua parte da empresa para outros sócios ingleses e se retiraram para seu país de origem, pouco antes de o Mappin ser transferido para um prédio na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao Vale do Anhangabaú, em 1939. 
 
Em 1947, o advogado Alberto José Alves (1881-1953?) comprou suas primeiras ações da empresa, e em 1950, com a saída dos ingleses, tornou-se o proprietário do Mappin Stores, que ficou sob a presidência de seu filho Alberto Alves Filho (1913-1982). Durante a gestão da Família Alves, a empresa mudou de nome, para Casa Anglo Brasileira SA, porém, continuou a ser conhecida pelo nome tradicional.
 
O Mappin abriu cerca de dez filiais, mantendo aproximadamente dez mil funcionários e tornando-se sinônimo de loja de departamentos no Brasil. A empresa começou a ter dificuldades financeiras na década de 90, sendo comprada pelo empresário Ricardo Mansur em 1996. Com falência decretada em 29 de julho de 1999. o edifício foi adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar e reinaugurado com o nome de Extra Mappin, em 28 de novembro do mesmo ano até ser fechado definitivamente em 30 de setembro de 2003. Em 27 de novembro de 2004, o local tornou-se uma filial da rede de lojas de departamentos Casas Bahia, depois de ter sido comprado pela família do empresário Samuel Klein, que se mantém até hoje.

***
Moacir Assunção é mestre em História Social pela PUC-SP e autor de 12 livros. Atualmente é professor na Universidade São Judas Tadeu e assessor de gabinete no Tribunal de Contas do Município SP. Jornalista, trabalhou nos principais veículos da imprensa.