Kino: onde a Berlim de verdade resiste - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Berlim é a terra do cinema. Berlinale, glamour, lembra? Mas deixa isso para lá. Quando o assunto é cinema (e vida também) uma das coisas mais legais de Berlim são os kinos. Lembra de cinema de bairro? Agora pense em cinema de bairro que tem um jeito de bar do rock, brechó e café antigo, tudo ao mesmo tempo. Junte essas coisas maravilhosas e mais um sentimento de amor e você tem um kino. Existem centenas deles em Berlim. Em todos os bairros. E eles nem viraram igreja. Uma maravilha.


Kino é cinema em alemão. Mas falo aqui dos Kinos de verdade, os cinemas pequenos, alternativos, de bairro. O Estação Botafogo, onde fui tão feliz nos fim dos anos 80, por exemplo, era um kino.

Lembro do Brasil e do Tatá Aeroplano cantando: “e o cine, fechado e o caos anunciado”. Ou do Caetano falando que “neguinho só quer saber de filme em shopping”.

Berlim tem, sim, cinemas antigos enormes e maravilhosos e também cinema em shopping. Mas os kinos resistem, assim como as spatkauf (as lojas de conveniência que merecem um dia um post só para elas).

E tem mais. A coisa que mais se fala aqui em Berlim é que Berlim acabou (sim, essa é uma cidade de saudosistas crónicos). Todos estão sempre procurando “a Berlim de verdade” (sim, essa é uma cidade de existencialistas neuróticos). Estamos sempre procurando a real Berlim, aquela que era meio fechada, meio para poucos, sincera e maldita.

Pois eu garanto, a Berlim de verdade ainda existe nos kinos. Por isso, fiz uma lista com cinco dos meus kinos prediletos. Mas viajar para ir ao cinema? Sim! E não é cinema! É Kino! É amor! Atenção: Berlim tem centenas de kinos. Essa é a minha seleção (por enquanto, logo me apaixono por outro).

1- B. Ware! Ladenkino
Foto: Nina Lemos.Foto: Nina Lemos.
Na fachada, no letreiro, ao invés do nome do cinema está escrito: “Das ist kein kino” (isso não é um cinema). E é verdade! O Ladenkino não é um cinema, mas um dos lugares mais legais do mundo. A decoração é incrível e bizarra, tem um clima de casa, parece locação de filme do Jim Jarmush misturado com David Linch, um café fofo. Milhares de DVDs para alugar….e, bem, uma sala de cinema com um palco lindo e um sofá enorme na frente da tela que dá para deitar. Fui pesquisar sobre e descobri que o dono do melhor lugar do mundo é brasileiro. Maravilhoso. Só conheci outro dia e, como fica perto da minha casa, só me refiro a ele como “o meu cinema” #alouca.

Gärtnerstraße 19, Friedrichshain

2-Kino Central
Foto: Indie Kino.Foto: Indie Kino.

Primeiro kino que fui em Berlim e podem ter certeza de que eu gritei:” meu deus, meu deus, meu deus”. Fica na galeria toda pichada da Rosenthalerstrasse, onde estão algumas das obras de street art mais legais de Berlim. O cinema é abafado, pequeno, e maravilhoso. Infelizmente o Café cinema, que ficava na frente da galeria fechou. Mas o bar do lado do kino ainda está aberto. E pode fumar dentro.

Rosenthaler Str. 39, Mitte

3-ACUD Kino

Foto: Indie Kino.Foto: Indie Kino.

Fica em uma avenida movimentada de Neukolln e tem super cara de “bairro”, parado no tempo. Com esse piso de casa de vó que, nossa! Um dos kinos alternativos mais tradicionais de Berlim.

Hermanstrassse, 20, Neukolln

4-Neus off

Foto: Yorck Kinos.Foto: Yorck Kinos.

Fica em uma avenida movimentada de Neukolln e tem super cara de “bairro”, parado no tempo. Com esse piso de casa de vó que, nossa! Um dos kinos alternativos mais tradicionais de Berlim.

Hermanstrassse, 20, Neukolln

5-Sputinick

Foto: Blog Interfilm.Foto: Blog Interfilm.

Fica super escondido, no quarto andar de um prédio em Kreuzberd e dá-lhe escada. Atenção, já disse e repito, os melhores lugares de Berlim ficam escondidos! O Sputinick, considerado um dos kinos mais legais de Berlim, tem bancos de alvenaria, cheiro de mofo e espírito de Berlim.

Hasenheide 54, Kreuzberg

Vem para Berlim? Marque visitas guiadas exclusivas!

***
Nina Lemos, jornalista e escritora, mora em Berlim. Mantém e edita o blog Loucos por Berlim.