A cidade enfeitiçada - São Paulo São

A primeira música de Paulo Gusmão que ouvi, há cerca de cinco ou seis anos, foi 'A cidade enfeitiçada'. E foi tal meu encantamento – pelo título (tão inspirador!), pela composição e por seu arranjo – que imediatamente decidi buscar informações sobre o compositor (que até então eu desconhecia) para escrever algo sobre seu trabalho em meu blog SobreTodasAsCoisas.

O músico e compositor Paulo Gusmão de Mendonça. Foto: Divulgação.O músico e compositor Paulo Gusmão de Mendonça. Foto: Divulgação.Paulo Gusmão de Mendonça nasceu em São Paulo em 1956 e iniciou seus estudos em música aos 15 anos de idade. Além das disciplinas teóricas, como percepção musical, harmonia, arranjo e orquestração, estudou ainda violão, guitarra, piano, flauta e canto, tendo integrado o Coralusp – Coral da Universidade de São Paulo e depois o Coral da Aliança Francesa de São Paulo.  
Paulo Gusmão e Sutil Camerata no espetáculo A Cidade Enfeitiçada. Reprodução / Youtube.Paulo Gusmão e Sutil Camerata no espetáculo A Cidade Enfeitiçada. Reprodução / Youtube.

Com um trabalho voltado especialmente à composição instrumental, em 2009 lançou o CD 'A cidade enfeitiçada', que traz, além da música que tanto me encantou, outras tantas belíssimas, cujos nomes e melodias não são menos inspiradores: ‘Flor de outono’, ‘O brilho do vagalume’, ‘Sua silhueta sutil’… sem falar em ‘Romance em Vila Humaitá’, delicadamente desmembrada em 3 atos.

Ao todo, são 15 composições absolutamente cativantes – melodias e harmonias que chegam aos nossos ouvidos com leveza e suavidade, quase parecendo flutuar. Arranjos que estabelecem diálogos sutis entre sanfona, flauta, violão e outros instrumentos, criando uma atmosfera que transpira graça e delicadeza. Impossível parar de ouvir.

Antes desse trabalho, Paulo Gusmão já havia lançado outros dois CDs, que conheci posteriormente, e de maneira mais que especial: tendo lido o texto que acabei por publicar no meu blog, Paulo entrou em contato comigo por email, agradeceu pelas palavras e pediu meu endereço. Em poucos dias, 'Cenas da vida irreal', de 2000, e 'As quatro faces', de 2003, estavam em minhas mãos com um gentil cartão. Um gesto que revela a extrema elegância e a sofisticação que podemos ver também em toda sua obra. 

'A cidade enfeitiçada', como os outros dois trabalhos, são música instrumental brasileira e contemporânea de altíssima qualidade, que tocam o ouvido com doçura, a alma com beleza, e nos proporcionam imenso prazer.

Para conhecer e ouvir: http://www.paulogusmao.com.br/

***
Valéria Midena, arquiteta por formação, designer por opção e esteta por devoção, escreve quinzenalmente no São Paulo São. Ela é autora e editora do site SobreTodasAsCoisas e sócia do MaturityNow.  *Texto editado a partir do original publicado no blog SobreTodasAsCoisas.