Passagens: João Bittar e seu olhar sobre a cidade - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

João Bittar nasceu no dia 14 de março de 1951, em São Paulo. Iniciou sua carreira aos 17 anos e trabalhou como fotojornalista e editor de várias publicações: Veja, IstoÉ, Contigo, Época, Quem, Diário de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Diário do ABC e Folha de S. Paulo. Na Folha de S. Paulo foi editor de fotografia, sendo responsável pelo processo de digitalização fotográfica no jornal.

Em 1982, em paralelo ao trabalho na grande imprensa, fundou a Agência Angular, pioneira no fotojornalismo independente.

Algumas fotos de sua carreira são bastante conhecidas, entre as várias imagens que registrou está uma do ex-presidente da República, Luiz Inácio “Lula” da Silva, mostrando o umbigo em uma convenção dos metalúrgicos no ano de 1979. Também fez fotografias do sambista Cartola se preparando para um show, além de Rita Lee, Tom Jobim, Paulo Maluf, Fernando Henrique Cardoso e outras personalidades marcantes na história do país. 

João Bittar, que cunhou a frase “é impossível fazer fotojornalismo sem caráter”, faleceu no dia 18 de dezembro de 2011. 

Passagens

As fotos abaixo, foram expostas há dois anos na Ímã Foto Galeria, na Vila Madalena, com curadoria da filha Thays Bittar na exposição "Passagens". As 40 imagens exibidas na ocasião, foram publicadas originalmente no Facebook. O 'mestre' como era conhecido, as postava sem cortes ou tratamento. Clicava as imagens, flagrantes da cidade e seus personagens, e no mesmo dia as colocava na rede.

Algumas delas, foram enviadas, agora, pela filha, especialmente para exibição no Portal São Paulo São (estão no topo) e, em certo sentido, são uma ode à cidade no olhar de um fotógrafo genial. 

 

joaobittar 1joaobittar 1 joaobittar 2joaobittar 2
 
joaobittar 3joaobittar 3 joaobittar 4joaobittar 4
 
joaobittar 6joaobittar 6 joaobittar 7joaobittar 7
 
joaobittar 10joaobittar 10 joaobittar 11joaobittar 11
 
joaobittar 13joaobittar 13 joaobittar 16joaobittar 16