Filho guia passeio cultural através de pontos marcantes da vida de Plínio Marcos - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

No ano em que “Dois Perdidos Numa Noite Suja“ completa 50 anos, e que a FUNARTE prepara a edição das Obras Teatrais Completas, este passeio chega para mostrar a importância de Plínio Marcos na luta pela liberdade de expressão e em defesa da cultura popular.

O passeio a pé acontece neste sábado, dia 20 de agosto, e faz um circuito por pontos de interesse das primeiras montagens de textos clássicos do Plínio Marcos. O guia de turismo, Kiko Barros, é filho do autor e irá revelar vários fatos interessantes sobre vida e obra dele. O passeio é uma parceria com o blog Passeios Baratos em SP que promove passeios culturais a pé por São Paulo.

Plínio Marcos de Barros nasceu em Santos, em 29 de Setembro de 1935, e faleceu em São Paulo, em 19 de Novembro de 1999. Filho de um bancário (Armando) e de uma dona-de-casa (Hermínia), tinha 4 irmãos e uma irmã. Plínio foi escritor e autor de teatro, principalmente na época do regime militar. Também trabalhou como jornalista, ator e diretor. 

O roteiro irá percorrer algumas ruas do centro de São Paulo passando pelo Edifício Copan e rua Dr. Teodoro Baima, onde fica o Teatro de Arena, dois endereços onde o autor morou; Praça da República: ali era ponto de venda de livros, e nos palcos do antigo Caetano de Campos e atual Fernando Azevedo, encenou "Jesus Homem"; Teatro de Arena: palco do "Dois Perdidos Numa Noite Suja" durante o ano de 1966 na primeira montagem; Teatro Itália, onde depois da luta contra a censura pela liberação do Texto "Navalha na Carne" o espetáculo com Rutinéia de Moraes entrou em cartaz; Teatro de Cultura Artística: um dos pontos onde ele vendia seus livros; Teatro Aliança Francesa: palco também da Primeira Montagem de "QUERÔ – Uma Reportagem Maldita" realizada pelo Grupo TAPA. Além destes, haverá outros pontos de parada.