Capão Redondo, ganha parque linear e despoluição de córrego - São Paulo São

Córrego que corta o Parque Linear Feitiço da Vila foi inserido no Programa Córrego Limpo e receberá ações para proteção de sua nascente. Prefeito Fernando Haddad inaugurou o equipamento hoje (27), durante visita à Ação Integrada Prefeitura no Bairro.

Na manhã deste sábado (27), a cidade de São Paulo ganhou um novo parque municipal. Trata-se do Parque Linear Feitiço da Vila,instalado na Rua Feitiço da Vila, no Capão Redondo, zona sul da capital. A área integra a Subprefeitura do Campo Limpo e é cortada pelo córrego da Moenda Velha, um dos 40 inseridos no Programa Córrego Limpo, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Com isso, cabe à empresa fiscalizar o descarte irregular de esgoto e executar ações de educação ambiental voltadas à população do entorno. A nascente do córrego está protegida em um espaço de preservação com acesso restrito, onde serão realizadas apenas atividades monitoradas, como trilhas e observação de aves.

Em visita à região para acompanhar a Ação Integrada Prefeitura no Bairro, que intensificou trabalhos de zeladoria e de prestação de serviços na comunidade, o prefeito Fernando Haddad participou da cerimônia de inauguração do parque e ressaltou outras iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na área. “A gente já entregou sete equipamentos de educação aqui. Teremos mais oito no segundo semestre. Então, são 15 equipamentos e 35 convênios de creche, porque aqui a fila de creche é muito grande”, afirmou.

O secretário Tadeu Candelária (Verde e Meio Ambiente) destacou que o novo parque poderá ser uma ferramenta para o aprimoramento das estratégias de ensino adotadas na comunidade. “Não podemos esquecer da importância de termos um CEU [Centro Educacional Unificado] como nosso vizinho [CEU Feitiço da Vila]. Já fizemos contato com a gestão do centro educacional e colocamos o parque à disposição de suas necessidades e projetos pedagógicos. Por que não estudar ciências ou biologia ao ar livre?”, declarou.

A estrutura para a execução de atividades pedagógicas já existe. Com uma área 39 mil m2 e cerca de 500 metros de extensão, o Parque Linear Feitiço da Vila possui um “viveiro-escola” com auditório, sanitários e bancadas para trabalhos práticos, estrutura pensada para a execução de ações voltadas à educação ambiental. Além disso, os usuários do novo equipamento poderão usufruir de aparelhos para ginástica, playgrounds e uma pista de caminhada.

Prefeitura no Bairro

Após inaugurar o equipamento, o prefeito Fernando Haddad visitou a Rua Árvore da Vida, onde até o próximo dia 3 de julho ficarão instalados os postos de atendimento da 12ª edição da Ação Integrada Prefeitura no Bairro. A iniciativa, iniciada no último dia 22, beneficiará aproximadamente oito mil famílias por meio da intensificação dos trabalhos de zeladoria e da prestação de serviços oferecidos pelos postos móveis de órgãos municipais.

A ação abrange as áreas do Jardim Comercial, da Cohab Adventista, do Jardim São Bento, do Parque Independência e do bairro Feitiço da Vila, que vêm recebendo serviços como Operação Cata-Bagulho, mutirão da limpeza, manutenção de vias públicas, mutirão nas escolas municipais e CET no seu Bairro, além de atividades de cultura, esporte e lazer, distribuição de mudas e plantio de árvores.

“Essa é uma iniciativa que traz para uma comunidade carente como a nossa a oportunidade de ter todo tipo de assistência da Prefeitura durante 15 dias”, destacou o subprefeito Antonio Carlos Ganem (Campo Limpo). “Todas as secretarias estão mobilizadas para receber críticas e sugestões. Às vezes, pequenas intervenções salvam uma vida. Uma lombada, um semáforo para pedestre, uma faixa de pedestres na frente de uma escola. E isso [a solicitação de implantação], às vezes, demora para chegar [ao gabinete]. Com a Prefeitura no Bairro, muita coisa é feita na mesma semana. Quando é uma coisa mais complicada, a gente leva para a área técnica fazer o projeto para, depois, interferir”, ressaltou Haddad.  

O posto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recebeu 73 solicitações, sendo que 23 já foram atendidas, 26 estão em fase de projeto para implantação e outras 24 foram encaminhadas a outros departamentos competentes. O posto do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), por sua vez, realizou 195 atendimentos, com 87 encaminhamentos para oportunidades de emprego, além de ter emitido 30 Carteiras de Trabalho.

Para as iniciativas de zeladoria, 100 trabalhadores estão mobilizados, apoiados por 27 veículos. No total, aproximadamente 100 ruas contam com poda de árvores, limpeza e melhorias na iluminação pública. A intensificação das ações de limpeza resultou no recolhimento de 51,5 toneladas de materiais e a operação Cata-Bagulho, sozinha, contabiliza 23 toneladas recolhidas. Trabalhos de desratização também têm sido executados ao longo do córrego da Moenda Velha e de 98 bocas de lobo, localizadas em 27 ruas adjacentes à Árvore da Vida.

As ações na área de saúde também foram intensas. Houve a distribuição de mais de 700 preservativos e a vistoria de mais de 500 residências com verificação e eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Além disso, 126 doses de vacina contra o vírus Influenza foram aplicadas nos moradores. Os cães e gatos da comunidade também não ficaram de fora: receberam 181 doses da vacina antirrábica.  

Até o final desta edição da Prefeitura no Bairro, a população terá ainda a oportunidade de conhecer os novos modelos de ônibus que circularão pelos corredores da capital. Os veículos oferecem ar condicionado, internet gratuita por wifi e tomadas para carregar celulares.

A inauguração do Parque Linear Feitiço da Vila e a visita à 12ª edição da Ação Integrada Prefeitura no Bairro foram acompanhadas pela vice-prefeita Nádia Campeão, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), e pelos secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Luiz Antonio de Medeiros (Coordenação das Subprefeituras), Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação), Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial), Nunzio Briguglio (Comunicação), José de Filippi Junior (Saúde), Simão Pedro (Serviços) e Denise Dau (Políticas para Mulheres).

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu na Vila Medeiros, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em Pedreira, zona sul, na Parada de Taipas, zona norte, no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Fonte: Portal da Prefeitura.