Trem expresso viaja pela rota do Cambuci, no cinturão verde de São Paulo - São Paulo São

A Rota do Cambuci percorre várias cidades do Estado. Localizadas na Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e a Serra do Mar, essas cidades guardam os resquícios de Mata Atlântica. Além de São Paulo, a rota atravessa as cidades de Mogi das Cruzes, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga e Santo André (Paranapiacaba).

É uma forma de preservar a natureza e promover a cultura, turismo e gastronomia dessas localidades. Não somente: a rota também reverencia o fruto cambuci, presente em toda a Serra do Mar.

Quem quiser conhecer mais dessa rota poderá fazer uma viagem por paisagens, sabores, aromas e culturas neste final de semana. Um trem expresso vai percorrer a Grande São Paulo em direção a Mogi das Cruzes, onde é realizado a 7ª Edição do Festival de Mogi das Cruzes.

A bordo de um trem expresso, que sairá da Estação da Luz rumo à estação dos Estudantes, em Mogi, os participantes vão conhecer mais da cultura do fruto: visita em propriedade rural produtora de cambuci é uma das paradas, para depois partir ao Festival. A viagem também inclui uma visita ao Museu Ferroviário de Sabaúna.

No Festival será possível encontrar produtos nativos, mudas da Mata Atlântica, a disseminação de tradições por meio de apresentações artísticas e delícias gastronômicas à base de cambuci. Em Mogi das Cruzes, um dos mais importantes produtores do fruto no cinturão verde, o potencial para cultivo cresce a cada ano, além da comercialização e uso do fruto – sempre relacionados à conservação e recuperação da Mata Atlântica. São geleias, cachaças, compotas, entre outros sabores irresistíveis. Uma forma de movimentar a economia local, tocada por famílias e produtores.

A atração também faz parte de uma programação intensa de eventos em celebração aos 20 anos do Instituto Auá, ONG que visa a educação e conservação ambiental do Cinturão Verde em São Paulo. Veja abaixo a programação do Trem Expresso Especial do Cambuci – o trem parte às 8h30! Os convites estão à venda por R$ 95.

Programação do Trem Expresso Especial do Cambuci.

Dia 13 de maio das 9h às 18h30.

–  8h30 – Partida do Expresso Turístico da Estação da Luz.
– 10h15 – Chegada na Estação Estudantes – Mogi das Cruzes.
– 10h15 – Saída do Micro-onibus da Estação Estudantes.
– 11h15 às 12h30 – Visita à propriedade rural produtora de Cambuci.
– 13h às 15h30 – Visita ao Festival Gastronômico do Cambuci na Estação Sabaúna, incluindo visita ao Museu Ferroviário de Sabaúna.
– 15h30 – Saída do Micro-ônibus com destino à Estação Estudantes.
– 16h30 – Saída do Expresso Turístico da Estação Estudantes.
– 18h15 – Chegada à Estação da Luz.

Mais informações no site institutoaua.org.br.

***
Por Bruno Viterbo no SP Norte.