Theatro Municipal de São Paulo faz aniversário. 106 pessoas ganham presente - São Paulo São

Platéia e palco do Theatro. Foto: Ricardo Kleine / Theatro Municipal.Platéia e palco do Theatro. Foto: Ricardo Kleine / Theatro Municipal.

Em 12 de setembro de 1911, era inaugurado o Teatro Municipal de São Paulo, no denominado terreno do Morro do Chá, em São Paulo. Idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender principalmente à ópera, o Teatro Municipal foi projetado pelos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, sob responsabilidade do também arquiteto Ramos de Azevedo. Construído em oito anos, o teatro possui arquitetura exterior com traços renascentistas barrocos do século XVII e foi inaugurado com a ópera ‘Hamlet‘, de Ambrósio Thomas.

Um dos maiores patrimônios históricos e culturais do Brasil, o Theatro Municipal de São Paulo, comemora 106 anos de existência, formando e atingindo um público maior e diverso. Apenas em 2017, com mais de 140 apresentações, o Municipal já atingiu a marca de 100 mil espectadores com uma programação que envolve concertos, óperas e balés.

História

O Theatro em 1911. Imagem: Divulgação.O Theatro em 1911. Imagem: Divulgação.O prédio histórico foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no País, a Semana de 22, que reuniu um grupo de jovens artistas que questionou os valores da arte e da cultura vigentes, nos campos da música, da escultura, pintura, poesia e literatura. 

Nos mais de 100 anos de história, três grandes reformas marcaram as mudanças e renovações no Theatro. A primeira delas, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, restaurou o prédio e implementou estruturas e equipamentos mais modernos.

 Em 27 de maio de 2011, passou por mais uma grande transformação. De departamento da Secretaria Municipal de Cultura a Fundação de direito público, com um corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano, Orquestra Experimental de Repertório, Escola Municipal de Música de São Paulo e pela Escola de Dança de São Paulo, e tendo como espaços o Theatro Municipal, a Central Técnica do Theatro Municipal e a Praça das Artes.

Presente

Para celebrar, a instituição ofereceu um par de ingressos para as 106 primeiras pessoas que compartilharam o post comemorativo do Theatro no Facebook com hashtag #municipal106.

Os vencedores poderão selecionar individualmente entre obter um par de ingressos para assistir à encenação da grande produção Nabucco, do italiano Giuseppe Verdi com libreto de Temistocle Solera, que retoma a temporada de óperas a partir de 22 de setembro às 20h, ou para o programa Meu Primeiro Municipal no dia 23, às 12h, com a interpretação do clássico “O Quebra Nozes: Uma história de Natal” pelos alunos da Escola de Dança de São Paulo. Eles podem escolher até esta sexta-feira (15).

Atualmente o Theatro Municipal de São Paulo mantém contrato de gestão com a organização social da cultura Instituto Odeon.

O site: http://theatromunicipal.org.br/espaco/theatro-municipal/

 ***
Com informações de Daniela Majori da Approach.