Em Nova York, exposição ‘A Poesia das Grandes Cidades‘ tem Mooca e dípticos para uma comparação visual com São Paulo - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

A exposição “A Poesia das Grandes Cidades” apresenta dois ensaios “No Mesmo Muro” e “São Paulo/Nova York” em que são apresentadas ao público duas séries de 10 imagens impressas na técnica de metacrilato, em formatos que variam de 30x30cm a 30x45cm.

“No Mesmo Muro”, ponto de referência escolhido por Malu na Mooca, bairro onde nasceu, nos faz refletir sobre a memória dos objetos, em primeiro plano e em constante mudança, e nos fragmentos de histórias deixados nas ruas.

Esta foto já esteve exposta em Montreal, Amman, Beirute, São Paulo, Brasília, Nova York, e faz parte do acervo do Museu Correio em Brasília. "O mesmo muro, a mesma sala de estar... Mas a mobília é diferente"... Foto: Malu Mesquita.Esta foto já esteve exposta em Montreal, Amman, Beirute, São Paulo, Brasília, Nova York, e faz parte do acervo do Museu Correio em Brasília. "O mesmo muro, a mesma sala de estar... Mas a mobília é diferente"... Foto: Malu Mesquita.Já em “São Paulo/New York”, 10 dípticos traçam uma comparação visual entre cenas das duas metrópoles.

“O  trabalho de Malu Mesquita faz apologia a uma das característica mais marcantes da história da fotografia, a paisagem urbana. É a street photography em sua melhor forma, pois para ela não basta vagar pelas cidades a procura de uma boa fotografia, Malu coloca ao dispor de seu trabalho toda uma reflexão filosófica e cultural sobre a maneira singular dos temas que escolhe”, diz o curador Renato Negrão.

Em “São Paulo/New York”, dípticos traçam uma comparação visual entre cenas das duas metrópoles. Foto: Malu Mesquita.Em “São Paulo/New York”, dípticos traçam uma comparação visual entre cenas das duas metrópoles. Foto: Malu Mesquita.

Foto: Malu Mesquita.Foto: Malu Mesquita.

Foto: Malu Mesquita.Foto: Malu Mesquita.

A exposição fica em cartaz até hoje, 13 de setembro, no bairro de NoLita, período em que acontece também a Fashion Week na cidade.

Sobre a autora

Malu Mesquita é graduada em Publicidade e Propaganda pela FIAAM e especializada em Marketing. A fotografia como escolha profissional se deu faz dois anos, em 2015, após ter se formado na Panamericana Escola de Arte e Design. Nestes últimos dois anos participou da coletiva “Á Procura de um Centro  - Coletiva de Fotografia 2015”, com curadoria de Rosely Nakagawa, do Festival Internacional de Amman, na Jordânia, em abril de 2016 e agora estreia em individual na cidade de Nova York.

Foto: Malu Mesquita.Foto: Malu Mesquita.Serviço

‘A Poesia das Grandes Cidades‘
Elizabeth Street Gallery
171 Elisabeth Street - Nolita
212 682 4966
New York

***
Com Informações de Adriana Monteiro do Ofício das Letras.