Ponte Hercílio Luz, ícone da Ilha de Santa Catarina, será reaberta para pedestres e ciclistas - São Paulo São

Após anos de restauro, a Ponte Hercílio Luz, ícone do patrimônio da Ilha de Santa Catarina, poderá, enfim, ser reaberta ao público para pedestres e ciclistas. Com conclusão prevista para dezembro de 2018, a estrutura servirá também de passagem para modais de transporte coletivo, afirma o diretor da região metropolitana do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Michel Mittmann.

“Fomos acostumados a reservar espaços para os carros em detrimento das pessoas. Agora, a intenção é dar prioridade ao transporte público e, gradativamente, inserir os automóveis. Veículos de emergência, táxis, carros compartilhados com três pessoas ou mais também podem ser inseridos no projeto”, explicou Mittmann. A proposta foi apresentada ontem, 5 de outubro, durante um evento do programa Oficinas Criativas, da Associação FloripAmanhã.

Mittmann também espera abrir espaço para as bicicletas criando mais ciclovias e ciclo faixas para o acesso à ponte Hercílio Luz. Tanto que uma das poucas intervenções do Parque da Luz deve ser a criação de uma ciclovia cortando a área de lazer.

A proposta prevê a criação de ciclovias e ciclo-faixas conectando a ponte, oferecendo ao público a possibilidade de um transporte mais rápido e agradável entre a ilha e o continente.

Além disso, com o objetivo de desafogar o tráfego nas duas pontes que atualmente fazem essa conexão, o projeto prevê deslocar 16 linhas de ônibus para a antiga ponte pênsil, o que, em números, corresponde a 38.178 passageiros, afirmou o diretor do Ipuf.

***
Fonte: Notícias do Dia.