Instalação invade centro de Londres com 100.000 balões - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


O artista parisiense Charles Petillon é famoso por preencher espaços abandonados com formações etéreas de balões. Com 'Heartbeat' (pulsação do coração) sua primeira instalação em um espaço público e sua maior produção até hoje, ele invade a animada e histórica região do Covent Garden de Londres, com 100.000 balões brancos pairando no ar.
 
'Heartbeat' é a mais recente série de invasões em curso de Petillon, que coloca os conjuntos de balões brancos em contextos do dia a dia gerando um efeito ao mesmo tempo delicioso e absurdo de se ver.

Em outra série, balões parecidos como aqueles de desenhos animados formam um banho de espuma que se derrama para fora de uma casa suburbana, ou como recheio macio rompendo as costuras das paredes de tijolo.
 
 
Na instalação intitulada Play Station 2 a formação balão arrasta-se até uma cesta de basquete e se derrama sobre a borda.

"As invasões de balão que eu crio são metáforas. Seu objetivo é mudar a forma como vemos as coisas com as quais vivemos ao lado em nosso dia a dia sem realmente percebê-las ", diz Petillon. 
 
 

E isso vai ser difícil esquecer: 'Heartbeat' mede cerca de 54 metros por 12 de largura, pairando acima das cabeças dos visitantes no interior do edifício histórico do Mercado de Londres.  Luzes leves piscando sob os balões foram colocadas para simbolizar um piscar de olhos. Petillon diz que queria representar o prédio do mercado como o coração desta área.
 
 
'Heartbeat' vai continuar a promover capricho e prazer na mais antiga praça pública de Londres. A instalação é parte do London Design Week e vai até 27 de setembro. Uma galeria na Piazza at Unit 5, Royal Opera House Arcade estará mostrando fotografias das outras instalações da série de invasões de Petillon.

Meg Miller na Co.Design