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Como a moradia passou de direito a ativo financeiro? Por que este novo modelo, tão dependente de construtoras quanto de empréstimos bancários, foi implementado no Brasil justamente no governo Lula, em 2009, no programa Minha Casa, Minha Vida?
 
Essas são duas das várias perguntas difíceis cujas respostas, tão reveladoras quanto complexas, estão no livro "Guerra dos Lugares - A Colonização da Terra e da Moradia na Era das Finanças", da professora da USP e colunista da Folha Raquel Rolnik.
 
O lançamento será na quarta (9/12), com debate e sessão de autógrafos no Centro Maria Antônia, em São Paulo. A obra tem relação íntima com a experiência da urbanista como relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Moradia Adequada, cujo mandato durou seis anos, e teve início em 2008, ano em que estourou a crise hipotecária e financeira, ligada à questão habitacional.
 
Com isso, Rolnik viu de perto efeitos da crise no território americano e em lugares tão longínquos quanto o Casaquistão, onde a falência de construtoras turcas levou quem havia pago por um apartamento que não receberia a fazer greve de fome.
 
"Desenrolei um novelo que evidenciou uma mudança radical de paradigma dentro do campo da política habitacional", diz Rolnik. Segundo ela, a moradia como direito proporcionado pelo Estado se transformou em mercadoria consumida individualmente e em ativo financeiro.
 
"A habitação se tornou uma nova fronteira para o mercado financeiro e expôs a casa das pessoas, o lugar básico de vivência, à volatilidade do fluxo internacional de capital e a seus riscos."
 
De que maneira o livro "Guerra dos Lugares" está ligado a sua experiência como relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Moradia Adequada? 
Raquel Rolnik - Impossível entender o livro sem entender o mandato -um mecanismo externo do Conselho de Direitos Humanos da ONU para monitorar a implementação de tratados e pactos. Em seis anos como relatora especial, fiz missões em vários países e encontrei tanto autoridades locais quanto comunidades que acreditavam que seus direitos estavam sendo violados. Logo no primeiro ano do mandato, em 2008, estourou a crise hipotecária-financeira, intimamente ligada ao tema da moradia. A crise virou tema de um relatório especial. Essa experiência virou minha tese de livre docência, que virou o livro. 
 
De que maneira a crise de 2008 direcionou seu olhar sobre a questão da moradia durante o mandato na ONU?
Logo que a crise estourou, fui para os EUA não só para ver os efeitos da crise sobre a moradia, as execuções hipotecárias e as pessoas que ficaram sem ter onde morar mas também para estudar as origens desta crise.
 
Descobri, seguindo este rastro, que no Casaquistão -ou seja, do outro lado do mundo, na Ásia, numa ex-república soviética- havia gente fazendo greve de fome por causa da crise hipotecária. A crise havia causado a falência das construtoras turcas, que pegaram seu dinheiro e foram embora, deixando as pessoas que pagaram por seus apartamentos sem casa. 

E eu comecei a desenrolar um novelo mostrando como nos últimos 30, 40 anos, a gente viveu uma mudança radical de paradigma dentro do campo da politica habitacional.
 
Que mudança é essa? 
É a mudança da ideia de moradia como direito proporcionado em distintas maneiras e formas pelo Estado, para o conceito de moradia como mercadoria consumida individualmente e como ativo financeiro, ou seja, como uma das novas fronteiras abertas para a financeirização do capital. 

E vi as distintas versões desta mudança de paradigma pelo mundo e no Brasil, com a criação do Minha Casa, Minha Vida [programa habitacional do governo federal], que tem tudo a ver com essa nova lógica. São mudanças na política de moradia, mas também no tratamento da terra urbana e políticas fundiárias.

Como a moradia passou de direito a ativo financeiro? 
Essa mudança tem duas dimensões: a de destruição da ordem anterior e a de construção de uma nova ordem. Houve um desmonte das políticas de moradia nos países que tinham algo deste tipo, como Reino Unido e diversos países da Europa. Mesmo os EUA, que sempre promoveram a casa própria via hipoteca, tiveram desde o New Deal atividades importantes de construção de conjuntos habitacionais integralmente financiados pelo Estado, com aluguel subsidiado. E há os casos mais radicais, como nos países do comunismo e socialismo real, onde o Estado construía massivamente conjuntos habitacionais públicos, coletivos ou cooperativados.

No caso inglês, que é pioneiro, o desmonte ocorre via privatização deste estoque habitacional, vendido a preços módicos para quem morava lá. Ao transformar a classe trabalhadora em proprietários de imóveis, o partido conservador e o Tatcherismo [era em que Margareth Tatcher era primeira-ministra do Reino Unido, de 1979 a 1990] penetraram com tudo nas bases do partido trabalhador.

A Espanha, que nunca teve política de moradia, tinha controle de aluguel e proteção de inquilinos. E isso também foi desmontado. Então, a única política que foi sendo construída no lugar de várias que existiam foi a compra do imóvel individual via crédito bancário. É o paradigma dominante no mundo todo.

Onde está a financeirização neste novo paradigma?
Na medida em que a moradia se torna um produto que é comercializado, o mercado é ampliado. Como se trata de um produto caro, é necessária a intermediação financeira, ampliando fronteiras para o capital.

No âmbito da globalização do mercado financeiro, a partir do final dos anos 1970, passa a haver grande quantidade de capital pairando sobre o planeta e procurando novos campos para investimento. A produção residencial se tornou um desses novos campos para a atuação do capital financeiro global.

Tem uma ideia do economista norte-americano Nouriel Roubini que se aplica em alguns desses casos: a moradia como um caixa eletrônico. Como ela se torna um ativo territorial, funciona como garantia para empréstimos. E isso gerou um mercado primário e um mercado secundário de hipotecas, que foi empacotado junto a outros produtos e girou de mão em mão para gerar juros e estourar na crise financeira-hipotecária de 2008.

Como existe um processo de arrocho salarial histórico, uso dos ativos da própria moradia acaba servindo para financiar o consumo: comprar carro, faculdade dos filhos etc. Com isso, a casa das pessoas, o lugar básico de vivência das pessoas, passou a estar exposto à volatilidade do fluxo internacional de capital e a seus riscos. Na hora que vem uma crise, perde-se tudo, inclusive a casa.

E como a moradia era vista antes dessa mudança? Já não existia o "sonho da casa própria"?
Essa experiência varia muito de um país para outro. Mas a ideia de casa própria não é nova em absoluto. Nos 1964, no Brasil, quando foi criado o BNH (Banco Nacional de Habitação), seu lema era fazer de cada trabalhador um proprietário. Isso tem um sentido ideológico.

Em boa parte da Europa e certamente nos países do Leste Europeu, havia a ideia de que você não precisava ser proprietário de uma casa, mas tinha de ter acesso a ela de forma adequada e independente de sua renda. Essa relação passou a ser de proporcionalidade entre o que você ganha, o lugar onde você mora e a rentabilidade que aquela moradia pode prover.

Nada parece ter mudado neste modelo desde a crise de 2008.
A reação dos governos foi salvar os bancos e não rever suas políticas habitacionais. A resposta à crise hipotecária foi mais do mesmo. Houve, aqui e ali, o surgimento de algum tipo de controle do mercado de hipotecas. Historicamente, há uma parcela da população, de menor renda, que não tem acesso a propriedade privada individual e a hipoteca. E os mecanismos subprime [créditos de risco] surgiram para integrar essas populações ao mercado. Quando mais arriscado é o empréstimo, mais juros são cobrados.

Como o Brasil se insere neste contexto?
O aumento da disponibilidade de crédito e da dinâmica econômica que o país passou recentemente, aliado a zero política fundiária capaz de controlar preços e fazer reservas, teve como efeito um enorme boom nos preços dos terrenos e dos imóveis. Isso aconteceu em todas as grandes cidades. Há uma grande discussão se isso é ou não uma bolha etc., mas esse crescimento deu uma parada em função da atual recessão. Ainda assim já foi suficiente para aprofundar a crise da moradia no Brasil. Em qualquer capital, a narrativa nos movimentos sem-teto se repete: "Eu pagava aluguel e começou a ficar muito caro, aí eu fiquei sem ter pra onde ir e vim pro movimento etc.".

Qual o efeito disso sobre a cidade? 
A política de produção massiva de moradias nas periferias se aliou à financeirização da terra urbana e da política urbana. E aí estamos falando de outro processo: grandes projetos de transformação urbana que produziram a remoção ou o deslocamento dos setores mais vulneráveis das cidades ao mesmo tempo em que a produção em massa de moradia funcionou como alternativa para que esses deslocamentos pudessem se dar. E isso não é só no Brasil. Ocorre também na Turquia e em vários países também. 
 
No Chile, cujo modelo o Brasil copiou, é o Estado quem paga o cidadão para que ele adquira um produto porcaria que o mercado está oferecendo para ele. Por que o produto ofertado neste esquema de produção em massa pelo mercado, financiado pelo Estado, é de quinta categoria. Embora seja uma casa com condição mais confortável, com água encanada e luz, ela está situada em uma localização muito pior. Como há um teto para o valor do financiamento, só tem uma maneira de as construtoras ganharem dinheiro: comprando uma terra de quinta. É uma terra ou contaminada ou no meio da zona rural ou longe da cidade, portanto, sem infraestrutura, o que dificulta o acesso das pessoas que vão morar nela a outros direitos. Estruturalmente esses modelos produzem guetos. 
 
Os conjuntos do Chile são os locais hoje de grande concentração de todo tipo de problema social: violência doméstica, crime, dependência de drogas etc. Eles estão demolindo parte desses conjuntos. 
 
De que maneira o Minha Casa Minha Vida é um espelho deste novo paradigma? 
O programa é muito parecido com modelo chileno, e as favelas removidas tem seus moradores deslocados para esses conjuntos habitacionais. No Brasil há um diferencial: a faixa um de financiamento do programa, para população que recebe de um a três salários mínimos, é praticamente toda subsidiado pelo governo. É uma casa dada. Só que isso gera outro problema: como manter esses condomínios, essas novas casas próprias, se seus moradores ganham zero, meio, um salário mínimo? Isso não se sustenta e só mostra que não dá pra termos um modelo único na área de moradia. 
 
O Minha Casa, Minha Vida se sobrepôs a outros programas?
Várias cidades tiveram políticas locais de moradia e abandonaram tudo. Hoje só tem Minha Casa Minha Vida porque ele traz vantagens para as prefeituras, que fica com os dividendos políticos e não têm ônus de organizar, encontrar terra, construir etc. Também só traz vantagens para o setor privado, que tem certeza de retorno porque o governo dá dinheiro para as pessoas comprarem seu produto. Até o governo do PSDB acabou com sua produção de moradia no CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano] para pegar carona no Minha Casa, Minha Vida!
 
Por que é justamente em 2009, na segunda gestão Lula, que se dá esse processo no Brasil? 
Eu fui pesquisar as origens da relação entre o sindicalismo e o complexo imobiliário-financeiro. Historicamente, o campo imobiliário foi um dos grandes setores de investimentos dos fundos de pensão e foi por aí que ocorreram os primeiros vínculos entre o complexo imobiliário-financeiro e as lideranças sindicais, portanto, partidárias. 
 
Essa relação se deu pela luta do movimento sindical para estar na direção dos fundos de pensão dos trabalhadores, na década passada, o que gerou a conexão destes atores sindicais, gestores dos fundos, com o setor imobiliário. 
 
Estou falando da gênese desta relação no campo urbano, que é aquele que eu pude observar. E isso ajuda explicar por que e como justamente na era Lula se dá essa financeirização do mercado imobiliário. 
 
Como megaeventos como a Rio 2016 vão impactar a moradia no Rio de Janeiro? 
Esse processo que eu descrevo no livro vem acompanhado de uma fragilização de todo tipo de vínculo com a terra que não a propriedade individual registrada, ou seja, as formas tradicionais de posse, as áreas habitadas por populações tradicionais (ribeirinhos, quilombolas, povos indígenas, assentamentos informais) etc. 
 
Isso porque a propriedade privada individual registrada é aquela completamente adaptada à linguagem das finanças, que pode servir de lastro para empréstimos e que pode circular no mercado financeiro internacional. 
 
Como transacionar uma terra coletiva de uma comunidade?
Impossível! O Morro da Providência, por exemplo, tem cem anos de ocupação. Mas ele é visto pela política urbana atual como um espaço ambíguo no sentido de que nunca está claro se é permanente ou se a população vai sair, se é regular ou irregular. Essa resposta nunca é dada porque a ambiguidade permite que esses locais funcionem como reservas de terras potenciais para expansão do capital financeiro no momento oportuno. Os megaeventos funcionam como catalizadores deste processo.

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Fernanda Mena na Folha de S.Paulo.
 


Até o laranja das paredes é parecido. O novo restaurante Macaxeira, aberto há dois meses no Tatuapé, é, em tudo – da decoração ao cardápio –, uma tentativa de clone do tradicional Mocotó, da Vila Medeiros. Tem dadinho de tapioca, carne de sol com pimenta biquinho e alho, caipirinha de três limões. Os clássicos do restaurante nordestino de Rodrigo Oliveira estão todos lá, aparentemente servidos da mesma forma, o que torna a comparação inevitável: o que se come e bebe na cópia fica bem longe do original.

Ao ponto, pois: se ir ao Mocotó vale muito a viagem, o Macaxeira funciona para quem já está ali por perto. O que não é pouco, afinal.
 

Dadinho.
 No menu, receita dá o crédito para o Mocotó. Foto: Clayton de Souza / Estadão.

Dá para comer e passar bem neste novo endereço na zona leste paulistana. O baião de dois é caprichado, a carne de sol é saborosa, o dadinho de tapioca não tem como ser ruim, o caldo de mocofava é rico, equilibrado, o atolado de cupim é gostoso, há ampla oferta de cachaças, o café é correto. Bonus track: das caixas de som da casa sai uma agradável sequência de baião, xote, forró. E como disse um dos garçons numa das visitas, no Macaxeira, diferentemente dos vizinhos de rua, não tem televisão no salão – ainda bem. O cardápio, enfim, atém-se ao que se propõe, uma cozinha nordestina original, que não se rende a modismos. Estão lá a dobradinha e o sarapatel, a galinhada com quiabo. Ponto para o Macaxeira.
 

Carne de sol com pimenta biquinho e alho. Foto: Clayton de Souza / Estadão.
 

O serviço, porém, ainda que esforçado e simpático, é confuso. Garçons não dominam os itens do cardápio e as formas de preparo das comidas. Tampouco parecem conhecer a história da casa: numa das visitas, o garçom disse que o chef do Mocotó, Rodrigo Oliveira, tinha dado consultoria para o Macaxeira (chequei a informação depois, com Rodrigo e com os sócios do Macaxeira: não houve consultoria; três funcionários que passaram pelo Mocotó há dois anos estão na cozinha do novo restaurante do Tatuapé).

Por fim, a brigada do salão, às vezes, forçou a amizade me chamando de “ô, meu querido”, “meu irmão” e “queridão”, entre outras intimidades, para avisar, por exemplo, que tinha acabado o escondidinho meia hora depois de feito o pedido.

Em resumo, o que sobra no Mocotó – esmero nos preparos, matéria-prima fresquíssima, equipe afiada –, falta no Macaxeira. A nova casa do Tatuapé se aproxima mesmo do seu modelo na Vila Medeiros é pela alta frequência no fim de semana. A espera por uma mesa pode ser longa na hora do almoço.

Ainda assim, é louvável o aparecimento do Macaxeira. Acho que São Paulo seria melhor se mais restaurantes se inspirassem no Mocotó e se espalhassem pela cidade – dando os devidos créditos, claro. A descrição do dadinho de tapioca no cardápio diz: “criação do Rodrigo Mocotó” (sic). O problema mesmo é começar com um padrão tão alto de comparação.

Baião de dois. Foto: Clayton de Souza / Estadão.

 

Estreia no ramo

O Macaxeira acabou de completar dois meses de funcionamento. A casa tem seis sócios, que estreiam no ramo da gastronomia. Tenta replicar, no Tatuapé, o modelo do restaurante Mocotó.

O melhor e o pior

Prove 

A carne de sol, com pimenta biquinho, manteiga de garrafa e alho assado, tem um toque adocicado interessante.

A mocofava, um caldo vigoroso e bem temperado.

Evite

O torresmo. Na porção, é puro sal; por unidade, tem um gosto artificial de defumado.

Dadinho de tapioca doce. O cubo frito é mergulhado em açúcar e fica exageradamente doce.

Os fins de semana. O restaurante lota, a espera é mal organizada e os itens do cardápio começam a faltar.

Estilo de cozinha: comida nordestina, com alguns pratos típicos da culinária do sertão.
Bom para: almoço entre amigos, se você estiver na região.
Acústica: salão mais para o barulhento, mas tolerável. Nas mesas da calçada, porém, no fim de semana, ouve-se o pagode do vizinho.
Vinho: “carta” tristíssima, com apenas dois tintos; um branco e um tinto em taça (a R$ 22). É melhor mirar nas dezenas de cachaças e cervejas.
Cerveja: chope só mesmo Brahma (R$ 6,90); dez opções de rótulos artesanais, contudo, são alento entre as geladas.
Água e café: garrafinha de 310 ml (R$ 4,90). O expresso da Fazenda é correto (R$ 3,90).
Preços: entradas e petiscos de R$ 6,90 a R$ 24,90; pratos de R$ 28,90 a R$ 46,90; sobremesas de R$ 7,90 a R$ 18,90.
Vou voltar? Não tão breve. Mas, se eu estiver na área, sim.

Serviço
Macaxeira 
R. Emilia Marengo, 185, Tatuapé.
Tel.: 2671-2233.
Horário de funcionamento: 12h/23h (5a, 6a, sáb. até 0h; dom. até 18h).
Ciclovia: na Av. Abel Ferreira (a 1 km).
Sem bicicletário.
Valet (R$ 15, no almoço; R$ 20 no jantar e no fim de semana).

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Restaurante testado pelo crítico do Paladar, José Orenstein.


Chega aos cinemas nacionais o filme “Tudo o que aprendemos juntos”, de Sergio Machado. O longa é inspirado na história da formação da Orquestra Sinfônica Heliópolis e é estrelado pelo ator Lázaro Ramos, que vive Laerte, um músico promissor que decide dar aulas na comunidade após não passar numa audição para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O roteiro é baseado em fatos reais, tendo como ponto de partida a peça “Acorda Brasil”, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli. O projeto contou ainda com o apoio do Instituto Votorantim para sua produção.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis é uma iniciativa idealizada e capitaneada pelo Instituto Baccarelli desde a década de 90, que utiliza a música como canal para o fortalecimento da cidadania, no coração da maior comunidade de São Paulo e segunda maior da América Latina.

De acordo com Sergio Machado, diretor do longa, o projeto veio sob encomenda. “Foi o Fabiano Gullane quem me procurou para esse projeto. Duas coisas me motivaram: o fato de eu ser filho de músico e o segundo, e mais forte, foi a ideia de falar do Brasil e dos problemas brasileiros, mas apontando caminhos. Eu realmente acredito que as soluções para nossas questões passam pelo acesso à cultura e à educação nesse país.”

Além da exibição no circuito convencional, o filme contará com sessões especiais em projetos sociais e organizações não-governamentais. Acesse a programação no Facebook.

Confira o trailer do filme

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Fonte: GIFE.


Promovido pelo Instituto Feira Preta, Zaion Criações, Ayô Produções e com apoio do Itaú Cultural, o Prêmio ocorre dia 11 de dezembro no Auditório do Ibirapuera, como parte da programação do Territórios Afro Criativos que inclui também a realização da Feira Preta deste ano

Todos os dias jovens negros(as) empreendem, criam e produzem inovações que impactam e transformam as suas vidas e das suas comunidades. Reconhecer e tornar pública a criatividade dessa juventude negra são os objetivos do Prêmio Movimentos Criativos que celebra as realizações de negros e negras de 15 a 35 anos.

O Prêmio Movimentos Criativos 2015 foi construído sob o olhar qualificado de um grupo de curadores escolhidos por suas trajetórias e conhecimento de cada categoria.

São nove categorias: Artes - Arte de Cena, Artes Plástica, Cinema e Música. Bem estar - profissionais da área da saúde. Conhecimentos - Educação, Inovações e Tecnologia.Criação - Arquiteta, Design, Estética e Moda. Esporte - profissional da área do esporte.Legado - conjunto da obra. Negócios – Economia e afroempreendedorismo. Pérola Negra - Mulheres Negras. Digital - Blog, Post, Selfie e Site.

De forma independente, cada curador realizou indicações seguindo os critérios estabelecidos previamente como “perfil empreendedor”, “impacto social da experiência” e “contribuição para a cultura negra”. Ao todo são 27 indicados. Coletivamente, o mesmo grupo e a organização do Prêmio escolheram os 09 que serão agraciados na noite do dia 11 de dezembro.

Além do reconhecimento público, os premiados receberão estatueta idealizada pelo artista plástico Moisés Patrício, reconhecido como um dos expoentes da arte afro-brasileira contemporânea e ativista negro.

Noite de Premiação

Dentre os 27 finalistas, 9 serão contemplados com o Prêmio Movimentos Criativos 2015. A cerimônia de premiação será comandada por Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis na TV Cultura, e pelo cantor e instrumentista Sergio Oliveira. Abaixo as atrações da noite:

Treme Terra – Terreiro Urbano: há 9 anos realiza trabalho de pesquisa, formação e criação artística nas linguagens de música e dança negra.
Dinho Nascimento – Percussionista, compositor e cantor, capoeirista na essência, acrescentou novas sonoridades à música brasileira.
Wanessa Tibúcio – cantora lírica, foi a única brasileira selecionada para estudar com a soprano Mariella Devia, na Itália.
Akins Kintê – poeta, autor do livro “Punga” coautoria com Elizandra Souza. Dirigiu o documentário “Várzea a bola rolada na beira do coração (2010).
Mel Duarte – poeta, faz parte do Coletivo Poetas Ambulantes. Autora do livro “Fragmentos Dispersos”.
DJ Easy Nylon – É o comandante do programa de maior audiência nas tardes de domingo pela rádio 105 FM, O Black – 105.
DJ Vivian – Aluna de DJ Kl Jay (Racionais MCs), ela vem mostrando que talento e atitude independem de gênero.

Show de encerramento do Prêmio Movimento Criativos e abertura da 14ª Feira Preta

Dia 12 de dezembro, a partir das 17h, apresentações musicais marcam o encerramento do Prêmio e abertura oficial da 14ª Feira Preta. Quem comanda a festa será a Christiane Gomes, jornalista, com mestrado em comunicação e arte pela USP e integrante do conselho editorial da Revista O Menelick 2º Ato.

Atrações

Edi Rock – Integrante dos Racionais MC’s apresentará músicas do seu primeiro álbum solo.
Walmir Borges – músico e compositor, seu repertório traz o melhor da MPB, black music, soul e samba-rock.
DJ Nyack – Com apenas 23 anos, já é uma revelação das pick ups. Desde 2007 é o DJ do rapper Emicida. Promove a festa Discopedia.

Serviço

Território Afro Criativos
Prêmio Movimento Criativos – Revelando a juventude negra criativa
Dia 11 de dezembro (sexta-feira), às 21h
Duração: 120 minutos (aproximadamente)
Entrada franca. Distribuição de ingressos na bilheteria 1h30 antes do evento.
Classificação indicativa: Livre.

Show de encerramento do Prêmio Movimento Criativos e abertura da 14ª Feira Preta 
Dia 12 de dezembro (sábado), às 17h.
Com MC Christiane Gomes, Edi Rock, Walmir Borges, Dj Nyack.
Duração: 150 minutos (aproximadamente).
Entrada franca. Plateia externa.
Classificação indicativa: Livre.

14ª Feira Preta
Dia 13 de dezembro (domingo), a partir das 12h.
Onde: Palácio das Convenções do Anhembi.
Av. Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo (SP).

Mais informações

#FeiraPreta2015 – 14º Feira Preta.
Site: www.feirapreta.com.br
Facebook: facebook.com/feiraculturalpreta

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Fonte: Feira Preta.


Photothings tem por objetivo estimular a produção fotográfica e valorizar as diferentes formas de inserir a imagem no cotidiano das pessoas. O movimento, que reúne pessoas interessadas em ver, conhecer, conversar e comprar fotografia, será inaugurado no dia 12/12, a partir das 11h, no pátio da Unibes Cultural.

Trata-se de uma oportunidade para aquela produção artística encontrar espaço para ser vista por aquele público que quer encontrar uma coisa legal para levar para casa. Isto, em um clima inspirador a céu aberto e em um dos espaços culturais mais bacanas de São Paulo. Ao lado do metrô Sumaré, com wi-fi gratuito, música ao vivo, DJ, contação de histórias para crianças, oficina de mandala, café e food park.

Photothings quer expor histórias, inspirar pessoas, conectar artistas e público num espaço contemporâneo onde a imagem possa se mostrar e ser vista, criar laços e almejar deslocamentos. Mais do que colocar todo mundo num grande caldeirão, o movimento procura ressaltar o elo que aproxima seu público por meio de uma curadoria cuidadosa assinada por Marly Porto, que integra o time de curadores da Unibes Cultural, estimulando diálogos e gerando oportunidades.

No dia 12, o público poderá conhecer de perto o trabalho de Alexandre Suplicy, Camila Pastorelli, Daniela Eorendjian Torrente, Fabio Correa, Gabriela Ventola, Gustavo Cerqueira, Laerth Motta, Lambe Lambe Itinerante, Marcella Camillo, Marcus Samed, Maristela Colucci, Mirafoto, Nina Jacobi, Ricardo de Vicq e Thomas Baccaro.

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Foto: Maristela Colucci.

Nesta primeira edição, Photothings é convidado do Pátio Design, primeira feira urbana de design da Oscar Freire sob curadoria de Hugo Sigaud e organização da Unibes Cultural, em sua grande festa de encerramento de ano. Realizado pela Porto de Cultura, Photothings já tem data marcada para retomar suas atividades em 2016: 27 de fevereiro.

Serviço
'Photothings'
Data: 12/12/2015, das 11h às 21h (Em 2016 tem mais!)
Local: Unibes Cultural.
Rua Oscar Freire, 2500. 
Entrada franca.
 
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Fonte: Porto de Cultura.

 


O longa-metragem Memórias da Boca não será um sucesso retumbante de público. Nem irá ser exibido no grande circuito de shopping centers. Nem deve ser a opção mais certa dos festivais de cinema. Mas o filme tem tudo para entrar para a história, inclusive porque é história: entre atores, diretores e técnicos, a produção reúne veteranos que ajudaram a construir o cinema brasileiro.

Memórias é composto por oito episódios que misturam ficção e documentário evocando a Rua do Triunfo, polo da produção cinematográfica entre os anos 1960 e 1980. "Nossa ideia foi fazer algo que mantivesse o pessoal da antiga ativo e levasse uma mensagem", resume o cineasta Diomedio Piskator, presidente do Instituto Ozualdo Candeias, entidade que reúne remanescentes da Boca do Lixo paulista. A organização bancou a produção sem qualquer ajuda governamental. "Não entramos em concurso nenhum. É um filme completamente independente."

Piskator e seus companheiros tiveram uma empreitada complicada. Memórias começou a ser filmado em 2012 e só ficou pronto três anos depois. Muitos nomes de destaque da Boca acabaram morrendo durante a realização do longa-metragem. Isso aconteceu com realizadores como Carlos Reichenbach, Francisco Cavalcanti, Luiz Castillini e Pio Zamuner. Todos são homenageados no início do filme. "Alguns deles iriam participar do Memórias", conta.


O longa-metragem estreia nesta quinta, dia 10, no Caixa Belas Artes, em São Paulo. A ideia é levar o filme para espaços alternativos, cineclubes e institutos culturais Brasil afora. "Queremos divulgar o filme para o maior número de pessoas. Sem nenhum tipo de preconceito", revela Diomedio.

São seis episódios do gênero documentário. Os destaques ficam para Bangue-bangue, de Valdir Baptista, filme que evoca os faroestes rodados na Rua do Triunfo, eAutofilmagem, direção mais recente do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Entre os episódios de ficção, os destaques ficam para Amigas para Sempre, divertida comédia do veterano Alfredo Sternheim, e Mil Cinemas, do próprio Diomedio. "É um curta metalinguístico com linguagem fragmentada. Esse foi o motivo de tudo ter sido filmado em preto e branco."



José Mojica Marins também está em 'Memórias da Boca'. Foto: Divulgação.


O Instituto Ozualdo Candeias possui diversos projetos para o futuro, como Quadrilátero do Pecado (episódios de ficção que se passam no bairro da Luz) e São Paulo Zero 15(longa de episódios com diretores de diversas gerações sobre a capital paulista). Tudo feito de maneira independente. "Estamos dando a chance de os antigos trabalharem e também dando a chance para surgirem novos", explica Diomedio. "Acredito que oMemórias seja uma espécie de manifesto de amor ao cinema."


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Matheus Trunk / Vice Brasil.