Maio Fotografia tem DOC Galeria com brasileiro ganhador do Pulitzer e ‘Feira Cavalete‘ com foco em Pelé - São Paulo São

Foto: Mauricio Lima.Foto: Mauricio Lima.

Depois de inaugurar a exposição Farida, um Conto Sírio, do fotógrafo Mauricio Lima, no Maio Fotografia, dia 12 de abril, a DOC Galeria dá sequência à sua participação no evento anual dedicado à Fotografia, no MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A primeira atividade organizada pelo escritório de fotografia será realizada dia 4 de maio, com o ganhador do Pulitzer 2016, ao lado de alguns integrantes da família Majid, da Síria, que Mauricio Lima retratou ao longo da jornada migratória rumo à Suécia. Mediada pela professora e crítica de fotografia, Simonetta Persichetti, essa conversa terá ainda as participações da jornalista do New York Times, Anemona Hartocollis, parceira de Lima na realização desta cobertura para o jornal americano, e Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil. 

Já no dia 5 de abril, a DOC lança o projeto 10FOT10MIN, em que cada fotógrafo convidado tem o desafio de apresentar um trabalho dentro de 10 minutos. Os participantes desta primeira edição estão Daniel Kfouri com sua série Vermelho, sobre Cuba; Gui Christ e Gabi Di Bella, autores de Marrocos, fotolivro vencedor do prêmio DOC Fotolivro; Ilana Bar, Fabio Nascimento, Rogério Assis, Isabella Lanave, Tommaso Protti, Hudson Rodrigues, Tiago Coelho e, encerrando a noite, Mauricio Lima. 

Foto: Daniel Kfouri.Foto: Daniel Kfouri.

Fechando a série de ações da DOC Galeria no Maio Fotografia, dias 6 e 7, acontece a 6a edição da Foto Feira Cavalete. Uma das surpresas desta edição é a parte do acervo de futebol brasileiro e da seleção, feitas entre os anos 58 e 70, com foco no Pelé. As imagens foram cedidas pela família Wainer, herdeira de Samuel Wainer, idealizador do jornal, e estarão à venda na mesa da DOC Galeria. Além de apresentar o trabalho de fotógrafos como os da Angústia Foto, Daniel Kfouri, Juan Esteves, Paula Marina, Leo Eloy, Tetê Schmidt, Mauricio Lima, Drago, Isabella Lanave, Ilana Bar, Instituto Internacional de Fotografia [IIF], e contar com a presença de editoras como Livraria Madalena, Bei Editora, Terra Virgem, OrigemPhotoBooks e Fotô Editorial. 

Foto: Acervo Família Wainer.Foto: Acervo Família Wainer.
Foto: Drago.Foto: Drago.O evento ainda vai servir de palco para o lançamento do livro Marrocos, do coletivo Gringo, formado pelos fotógrafos Gabi Di Bella e Gui Christ. Vencedores do Prêmio DOC Fotolivro, projeto lançado em dezembro de 2016, Marrocos concorreu com outros 107 ensaios, que foram avaliados nos requisitos tema, edição de imagens e linguagem fotográfica. Marrocos é resultado de uma imersão fotográfica dentro de uma das maiores ocupações sem-teto de São Paulo. Um registro documental das consequências das crises urbana, habitacional e migratória pela qual passa a maior cidade da América Latina. Durante o ano de 2016, o coletivo Gringo foi testemunha da disputa entre a proprietária do imóvel, os moradores e a polícia. Uma parceria ds DOC Galeria e Gráfica Mattavelli.

Foto: Coletivo Gringo.Foto: Coletivo Gringo.

Reunindo fotógrafos independentes, galerias, editoras, selos, artistas visuais e produtores, a Foto Feira Cavalete, desde a primeira edição, tem como objetivo reunir em um único espaço profissionais que pensam e vivem a Fotografia, aproximando artistas, produtores, selos e editoras do público que tem uma ótima oportunidade para conhecer e consumir todo e qualquer objeto fotográfico com preços atrativos. 

Foto: Fernando Costa Netto.Foto: Fernando Costa Netto.

Serviço

Farida, um Conto Sírio
4 de maio, quinta-feira, 19h30. 
Mesa com Mauricio Lima, família Majid, Anemona Hartocollis, Maria Laura Canineu – Mediação Simonetta Persichetti.
Auditório do MIS.
172 lugares.
Retirada de ingressos a partir das 18h30 na recepção do Museu.

10FOT10MIN
5 de maio, sexta-feira, 19h30.
Dez fotógrafos convidados apresentam um trabalho em dez minutos.
Auditório do MIS.
172 lugares.
Retirada de ingressos a partir das 18h30 na recepção do Museu.

Foto Feira Cavalete
6 de maio, sábado, das 12h às 20h e 07 de maio, domingo, das 11h às 19h.
Lançamento do fotolivro Marrocos, do Gringo Coletivo.
6 de maio, sábado, 15h.
Área externa do MIS.

Museu da Imagem e do Som – MIS.
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | 11 2117-4777.
http://www.mis-sp.org.br/

***
Com informações NAMIDIA Assessoria de Comunicação. Fotos: DOC Galeria.