Inscrições abertas para o Festival ‘comKids“ que celebra a produção audiovisual de qualidade para crianças e adolescentes - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

A cada dois anos, o Brasil sedia o Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano, a versão latina do Festival Prix Jeunesse Internacional, iniciativa alemã reconhecida pela promoção da qualidade na TV infantil ao redor do mundo. A edição 2017 do Festival recebeu produções, de 12 países, para crianças e jovens em diferentes formatos de produtoras independentes e canais de TV da América Latina, Portugal e Espanha.

Vinheta da EBS (Korean Education Broadcastin System), a maior rede de TV educativa da Coreia do Sul.Vinheta da EBS (Korean Education Broadcastin System), a maior rede de TV educativa da Coreia do Sul.

O público e os especialistas vão votar nos melhores na Mostra Competitiva. Os escolhidos receberão, como prêmio, uma passagem para participar do Festival Prix Jeunesse Internacional 2018, em Munique (Alemanha).

O Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano acontece em São Paulo entre 14 e 20 de agosto no Goethe-Institut São Paulo, Sesc Consolação, Espaço Itaú de Cinema e Cinemateca Brasileira. O encontro contará com debates, mostras competitivas e workshops, voltados ao público em geral e a profissionais das áreas do audiovisual e da educação.  Para todos os eventos é preciso fazer a inscrição grátis via site www.comkids.com.br

Mostras de vídeos durante o dia e debates de noite - grátis 

Cena de “Kunumi, o raio nativo” programado para a première do Festival. Foto: Divulgação.Cena de “Kunumi, o raio nativo” programado para a première do Festival. Foto: Divulgação.Terça-feira, dia 15 - 20hs - Conversa comKids -  O poder das narrativas: as histórias que fazem pensar, questionar e transformar.

Quarta-feira, dia 16 - 20hs - "Minha Vez"

A sessão especial “Minha Vez” é resultado de um desafio feito a produtores nacionais para contar histórias de jovens brasileiros pela a ong holandesa Free Press Unlimited, em parceria com o Midiativa/comKids. Dois projetos foram selecionados e os filmes “Kunumi, o raio nativo” e “Respeito”, até agora inéditos, poderão ser vistos em première no Festival. Os protagonistas dos curtas, Werá o adolescente indígena que luta em prol dos guaranis, e Kayllane a menina que virou símbolo de resistência contra a intolerância religiosa estarão presentes no dia da exibição

Quinta-feira, dia 17- 19hs - "Encontro com EBS, Coreia” e “Japan Prize"- Uma visão da produção infantojuvenil coreana.

Sessão de exibição de filmes e conversa com representantes do mercado asiático de produções audiovisuais voltadas ao público infantil.  O encontro contará com a presença de Hyunsook Chung, produtora-executiva sênior do canal EBS (Korean Education Broadcasting System), a maior rede de TV pública e educativa da Coreia do Sul; e de Yuki Yoshida, secretária-geral adjunta do Japan Prize, a premiação internacional dedicada a conteúdos de mídia educativa realizada pela rede pública de TV japonesa NHK.  

Workshops com especialistas  

Workshop 1 – Maleta Prix Jeunesse Internacional.Kirsten Schneid. Foto: Divulgação.Kirsten Schneid. Foto: Divulgação.Kirsten Schneid  Coordenadora do Festival Prix Jeunesse Internacional.
Sábado, dia 19 de agosto - das 9h às 13h, Cinemateca Brasileira.
Tradução disponível.
Mediante taxa de inscrição.

A Maleta Prix Jeunesse Internacional é uma ferramenta de treinamento que leva ao mundo todo a criatividade e a postura desafiadora do festival de mesmo nome. Traz consigo inovadoras e seletas obras inscritas no evento ao longo de sua trajetória. A mostra é montada a partir de temas específicos, oferecendo também debates e formação. A atividade tem como público-alvo profissionais de audiovisual e mídia, educadores, pesquisadores e pais.

Kirsten Schneid, nascida na Alemanha, estudou Ciências Políticas em Munique e em Jerusalém (Israel). Foi estagiária em mídia impressa e em televisão na Bavarian Broadcasting Corporation e na Springer News Service. Trabalhou como correspondente estrangeira em Israel para Catholic News 

Agency (KNA). Em 1995, juntou-se à Fundação Prix Jeunesse e organiza o Festival Prix Jeunesse Internacional a cada dois anos. Coordena e conduz práticas formativas para especialistas com as Maletas Prix Jeunesse e iniciativas de formação do olhar para crianças.

Workshop 2 – Entrevistas com crianças e casting infantil.
Free Press Unlimited e Wadada, notícias para crianças. 
Jan Willem Bult. Foto: Divulgação.Jan Willem Bult. Foto: Divulgação.Sábado, dia 19 de agosto, das 14h30 às 17h, Cinemateca Brasileira.
Em inglês e espanhol – sem tradução. 

Com Jan-Willem Bult (Holanda), produtor e realizador de programas de TV e editor-chefe da rede internacional de noticiários infantis “Wadada, News for Kids”, e Aldana Duhalde (Argentina), produtora de TV e diretora de conteúdo do “Alta Noticia”, noticiário dirigido a crianças do canal Pakapaka.

Free Press Unlimited, fundada em 2011, a Free Press Unlimited trabalha com o direito à informação e ao amplo acesso e distribuição de notícias verdadeiras, imparciais e confiáveis, contando para isso com boas fontes. Baseada em Amsterdã, Holanda, e com caráter não governamental, a Fundação conta com uma equipe de 44 profissionais, além de muitos parceiros e voluntários. Presente em mais de 36 países, a equipe coordena diversos projetos incluindo programas dedicados a crianças e jovens.

Wadada, News for Kids Entre as várias iniciativas da Free Press para crianças e adolescentes, está Wadada, News for Kids. É uma rede de notícias dedicada a crianças, por meio de linguagem amigável. O projeto hoje circula em diferentes países do mundo todo, incluindo alguns em situação de guerra ou zonas de conflito. 

Workshop 3 - Oficina de bolso

Realização de um filme de animação com celular e objetos. Fernando Galrito. Foto: Divulgação.Fernando Galrito. Foto: Divulgação.Domingo, 20 de agosto, das 10h às 13h, Espaço Itaú de Cinema – Augusta.

Para além do conhecimento da técnica da animação, o objetivo deste workshop é a formação e a informação sobre as potencialidades artísticas e criativas do telefone celular, normalmente apenas associado à utilização lúdica.

Fernando Galrito, nascido em Portugal, é fundador e diretor artístico do Monstra – Festival de Animação de Lisboa e da Monstrinha, festival voltado a escolas e famílias. Formado em antropologia com pós-graduação em comunicação, cultura, tecnologias da informação, performance e animação Leciona animação, imagem em movimento, experimentação e projetos interdisciplinares variados. Realizador de filmes de animação, documentários e curtas, atua como professor convidado em diversas universidades e é também oficineiro de cinema de animação para jovens e professores.

Promovido a cada dois anos, o encontro ibero-americano é uma realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, Goethe-Institut São Paulo e Sesc SP, em parceria institucional com a Fundação Prix Jeunesse Internacional e com a concepção da Singular, Mídia & Conteúdo. BRAVI, Apex-Brasil e SPCine apoiam o Festival. 

Serviço

Festival comKids Prix Jeunesse 2017
De 14 a 20 de agosto – São Paulo.
Sesc Consolação - R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, São Paulo. 
Goethe-Institut São Paulo - R. Lisboa, 974 - Pinheiros, São Paulo. 
Espaço Itaú de Cinema – R. Augusta, 1475 - Cerqueira César, São Paulo. 
Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, SP.

***
Com informações de Cris Brito Escritório de Comunicação.