Em cartaz no MIS, mostra ‘Renato Russo‘ sobre o ídolo, é a maior da história do Museu - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Renato Russo apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. Foto: Letícia Godoy / MIS.Renato Russo apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. Foto: Letícia Godoy / MIS.

Renato Russo presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e é a quarta exposição idealizada e concebida totalmente pelo museu.  A mostra conta com curadoria de André Sturm – ex-diretor do MIS –  e direção de arte do Ateliê Marko Brajovic. Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao MIS total acesso ao apartamento de Renato Russo confiando à equipe do museu sua catalogação, conservação e adaptação para a exposição. 

‘Renato Russo‘ apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. Foto: Divulgação.‘Renato Russo‘ apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. Foto: Divulgação.

“Renato Russo“ apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. A exposição, que parte exclusivamente do acervo de Renato Russo, apresenta objetos pessoais, peças de vestuário, fotografias, manuscritos, instrumentos musicais, documentos escolares, desenhos, cartas de fãs, além de prêmios, fanzines, folhetos e impressos variados que irão percorrer toda a sua trajetória.

O período criativo de Renato é de 20 anos, dos anos 1970 a 1990. É curto e intenso. Foto: DivulgaçãoO período criativo de Renato é de 20 anos, dos anos 1970 a 1990. É curto e intenso. Foto: Divulgação

O público pode mergulhar no caráter multifacetado de Renato Russo, que, além de grande letrista, também produziu desenhos e pinturas, bem como uma peça de teatro e projetos cinematográficos. Particularidades como suas coleções de anjos e de baralhos de tarô também podem ser vistas.

Pesquisa e conservação

Equipe do MIS trabalha com objetos do acervo de Renato Russo. Foto: Divulgação.Equipe do MIS trabalha com objetos do acervo de Renato Russo. Foto: Divulgação.

Desenho de ‘Eduardo e Mônica‘ feito por Renato Russo. A música, grande sucesso do Legião Urbana, foi lançada em 1986. Foto: Divulgação.Desenho de ‘Eduardo e Mônica‘ feito por Renato Russo. A música, grande sucesso do Legião Urbana, foi lançada em 1986. Foto: Divulgação.

A exposição é resultado de uma vasta pesquisa realizada no acervo que se encontrava no apartamento, localizado no Rio de Janeiro, onde Renato viveu no período de 1990 a 1996. O trabalho do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS) iniciou em março de 2015, e desde então, a equipe vem trabalhando na organização e conservação de objetos e documentos, além de realizar um intenso trabalho de pesquisa que irá contextualizar essa documentação e relacioná-la ao processo criativo de Renato Russo.

Sobre Renato Russo

Renato Russo durante apresentação da Legião na turnê do álbum 'Dois', na Sala Villa-Lobos, 1986. Foto: Divulgação.Renato Russo durante apresentação da Legião na turnê do álbum 'Dois', na Sala Villa-Lobos, 1986. Foto: Divulgação.

Nome artístico de Renato Manfredini Júnior (1960-1996), Renato Russo foi um célebre cantor e compositor brasileiro, vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Considerado um dos maiores ícones da música brasileira, influenciou gerações de músicos e pessoas entre os anos 1980 e 1990. Como integrante e líder da Legião Urbana, Renato lançou sete álbuns de estúdio e um álbum ao vivo (Música para acampamento). Gravou ainda dois discos solo e cantou ao lado de diversos artistas como Dorival Caimmy, Adriana Calcanhotto, Flávio Venturini (14 BIS) e Marisa Monte.

Grupo Legião Urbana é um dos homenageados no tributo. Foto: Divulgação.Grupo Legião Urbana é um dos homenageados no tributo. Foto: Divulgação.

Discos de ouro ganhos pelo Legião Urbana. Foto: Divulgação.Discos de ouro ganhos pelo Legião Urbana. Foto: Divulgação.Sua obra continua reverberando até os dias de hoje.

Confira o vídeo com os bastidores do trabalho da equipe do Acervo do Museu que, além de catalogar inúmeros documentos relacionados à vida do artista, fez incríveis descobertas sobre o universo poético e singular de Renato Russo.

Serviço

 

 

 

Exposição "Renato Russo" 

Local: MIS (Museu da Imagem e do Som).
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.
Mais informações: www.mis-sp.org.br (11) 2117 4777 .

Primeiras semanas
Datas: 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de setembro. 
Horário: 10h às 21h ­ ingressos com horário marcado de hora em hora.
Última entrada com permanência até 22h.
Valores: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia­ entrada).

***
Com informações do M.I.S.