1ª Italian Film Fest: São Paulo recebe festival inédito de cinema italiano - São Paulo São

A cidade de São Paulo receberá, entre os dias 10 e 21 de outubro, a 1ª Italian Film Fest, que levará sessões gratuitas de cinema, workshop e encontros abertos com atores e diretores a diversos pontos da metrópole.   

Serão exibidos cerca de 45 filmes e documentários, sendo 32 obras italianas, e o restante, brasileiras, entre produções independentes e coproduções, por várias salas da cidade, principalmente no Unibes Cultural, no Centro Cultural São Paulo e no circuito SP Cine.   

Também haverá o workshop do Instituto Italiano de Cultura e um debate no Instituto Europeu de Design (IED) entre as cineastas brasileiras Caru Alves de Souza, Rita Batata e Tatiana Lohmann, a fim de traçar para cada uma o próprio jeito de fazer cinema e a importância das mulheres no audiovisual.   

A Italian Film Fest, organizada pela “Prisma”, tem como objetivo promover as produções cinematográficas da Itália e do Brasil, além de incentivar mais obras conjuntas.   

“Nosso objetivo é celebrar o cinema clássico e contemporâneo, os grandes atores, autores, técnicos, grandes produções, produções independentes, novas plataformas, documentários, vídeos industriais, a moda, os costumes, a comida e o vinho”, disse Alessandro Battisti, diretor do festival e ex-presidente da Cinecittà Holding.   

“Guardie e Ladri“ é um filme italiano de 1951, dirigido por Mario Monicelli e Steno e estrelado por Totò e Aldo Fabrizi. Foto: Divulgação.“Guardie e Ladri“ é um filme italiano de 1951, dirigido por Mario Monicelli e Steno e estrelado por Totò e Aldo Fabrizi. Foto: Divulgação.A 1ª Italian Film Fest fará uma homenagem ao ícone do gênero cômico italiano Totò, com a exibição de “Guardie e Ladri”, de Mario Monicelli e Steno, “Miseria e Nobiltà”, de Mario Mattoli, “L’oro di Napoli”, de Vittorio de Sica, e “Tutto Totò”, de Adriano Pintaldi. Outro homenageado do evento será o ator Franco Nero, que tem mais de 230 filmes na carreira. Serão exibidos “Django”, de Sergio Corbucci, e “Franco Nero, un attore per tutte le stagione”, de Adriano Pintaldi.   

Já o drama da cidade de Amatrice, devastada por um terremoto em 2016, estará nas telas do festival com a película “La Voce del Terremoto”, de Alberto di Venezia.   

O público do festival poderá ainda encontrar astros italianos como Christian de Sica, Massimo Saglione, Peter Marcias e Alberto De Venezia, que estarão em São Paulo. 

Filme "L'oro di Napoli" é um dos destaques da Italian Film Fest. Foto: Divulgação.Filme "L'oro di Napoli" é um dos destaques da Italian Film Fest. Foto: Divulgação.

Serviço

Italian Film Fest
De 10 a 21 de outubro. 
Entrada grátis. ­ 
A mostra será exibida nos seguintes locais: Unibes Cultural (Sumaré), Centro Cultural São Paulo (Paraíso), Circuito Spcine Roberto Santos (Ipiranga), FAAP (Higienópolis), Instituto Europeu di Design (Higienópolis) e Instituto Italiano de Cultura (Higienópolis).
A programação completa está no site: http://italianfilmfest.com.br

***
Fonte: ANSA.