'Naturacidade': nova exposição fotográfica do duo francês A-nima-L é dedicada à São Paulo - São Paulo São

A nova exposição do duo A-nima-L, que homenageia São Paulo e seu urbanismo frenético tendo como eixo uma vegetação tropical e exuberante, tomou forma após um olhar quotidiano da cidade. 

Foto: A-nima-L.Foto: A-nima-L.
Concreta e vegetal ao mesmo tempo, como um elemento vivo. Fotografias do concreto são sobrepostas e mescladas com elementos vegetais. Muros, prédios e postes se tornam o esqueleto de um corpo vivo. 

Como uma metáfora do ser humano, prédios são construções mentais que não deixam ver a verdadeira natureza, que esta sempre presente mesmo que menos notável em um primeiro olhar. Dois elementos indissociáveis de uma personalidade única: Sampa.   

Foto: A-nima-LFoto: A-nima-LOs artistas trabalham as imagens de duas formas: redonda e também retangular. O redondo, ou o orgânico lembrando a natureza. O retângulo, ou os ângulos retos, representando a cidade.   

Mesclando natureza e cidade em uma só imagem, o titulo de cada foto diz o local onde cada elemento foi fotografado: "Minhocão/Parque Ibirapuera", ou "Marginal Pinheiros/Jardim Botânico.  

Serão expostas ao todo 20 fotografias, tiradas entre 2017 e 2018 e que foram impressas em papel Papel Hahnemühle Photo Rag Ultrasmooth 310g.     

A-nima-L 

Foto: A-nima-L.Foto: A-nima-L.

A-nima-L é um duo de fotógrafos franceses instalado em São Paulo. Alex Diss e Laurent Van Der Voo juntam seus olhares em um trabalho fotográfico conceptual: dois atores, um clique, uma foto. 

O duo foi criado em 2015 após a primeira exposição em conjunto com o título Olhares Cruzados. Depois deste encontro, seguiram produziram mais duas exposições, “Anima-L na Cidade Matarazzo” em 2017 e “Ships & Rust”, 2017.

Alexandra e Laurent fotografam juntos, sempre, e mesclam seus olhares para dar nascimento á um trabalho de 4 olhos e uma máquina fotográfica. Este projeto artístico passa por uma reflexão comum sobre um sujeito, dando uma leitura sensível de uma realidade que se transforma paralelamente à descoberta e evolução de seu trabalho.

Foto: A-nimal-L.Foto: A-nimal-L.

Alex Diss 1973, Francesa vivendo em São Paulo. 

O olhar deve ser adestrado e educado. Alex Diss está ciente disso desde pequena, tendo crescido num ambiente artístico, e depois através da sua formação em história da arte. 

Desde 2006, durante uma estadia na Índia, ela fotografa em sua mente. "Declique", um novo horizonte visual e mental se abre, as referências acadêmicas ocidentais mudam e, a imperfeição da realidade torna-se estética. O clique se faz em 2014 no Brasil. A linguagem fotográfica torna-se clara, a expressão de uma certa sensibilidade do mundo com uma energia para tornar visível o imperceptível e, por vezes, essa vontade de ampliar o que parece insignificante.

Sua temática é deliberadamente instintiva, podemos ver isso em seus assuntos diversificados, fruto de suas inúmeras viagens.  

Laurent Van Der Voo 1972, Francês vivendo em São Paulo. 

Formação em economia e Historia. Começou a fotografar com 18 anos durante suas viagens. Emigrou para o Brasil em 1996 onde trabalha uma empresa de navegação desde então. Viaja o mundo todo e no Brasil, sua máquina fotográfica sempre à mão, desde o inicio da década de 2000. Assim que seu olho encontra, durante suas viagens, deslocamentos em cidades ou em seu cotidiano, um assunto que poderia tornar-se uma fotografia, ele a faz. Para ele, não há nenhuma foto ruim. O que conta é o momento que vai ficar para sempre impresso.

E é esta capacidade de ver o momento o qual grande maioria das pessoas não consegue ver, que faz toda a singularidade de suas fotografias.

Serviço

Exposição do duo A-nima-L dos artistas Alex Diss e Laurent Van der Voo.
Título: “Naturacidade”.
Abertura: 16 de agosto de 2018 das 18h às 21h. 
Período expositivo: 17 de agosto a 06 de setembro de 2018. 
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 240 – Jardim Europa, São Paulo. 
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h – Sábados mediante agendamento. 
Para maiores informações: (11) 3063 – 4630 – [email protected]http://artehall.com.br/

***

Da Redação, com informações Artehall.