Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Poucas cidades do planeta tiveram a coragem de taxar a circulação de veículos – mesmo que os exemplos existentes tenham sido, até aqui, positivos. Coube a Buenos Aires o papel de lançar a primeira política desse tipo na América Latina.

A partir de agora, a prefeitura cobrará pelo “ganho“ de tempo dos que insistem em usar o carro no centro histórico (chamado Microcentro) da capital portenha e no bairro de Retiro entre 11h e 16h. A capital portenha soma-se à lista que tem como principais nomes Cingapura, Londres, Estocolmo e Milão.

A limpeza de um rio, lago ou baía de uma grande metrópole requer tempo e dinheiro. Mas não só isso. Atitudes simples como boa vontade e criatividade são necessárias nos projetos de despoluição. Não é apenas por falta de investimentos ou recursos tecnológicos que alguns dos cartões-postais brasileiros estão completamente poluídos.

O Central Park, espaço verde mais icônico do mundo, vai se tornar totalmente livre de carros. Foto: Michael Appleton / Prefeitura de Nova York.O Central Park, espaço verde mais icônico do mundo, vai se tornar totalmente livre de carros. Foto: Michael Appleton / Prefeitura de Nova York.

Os automóveis não poderão circular mais pelo Central Park a partir de 27 de junho, anunciou na semana passada o prefeito da cidade, Bill de Blasio, que quer priorizar "a segurança e a saúde" dos visitantes, sejam pedestres, ciclistas, corredores ou patinadores.

Paris é conhecida por sua rede de transporte público eficiente, conectando diferentes modos, como trem, metrô, ônibus e até bicicletas públicas, de maneira a facilitar a mobilidade urbana. A maioria da população utiliza o transporte público como principal forma de locomoção: quase 60% dos deslocamentos na cidade são realizados via trem, metrô e ônibus. No entanto, apesar da oferta diversa de meios de transporte, ainda persiste o problema do transporte individual, predominante nas ruas da capital francesa.