Estação de trem na Holanda indica quais são os vagões menos lotados - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


Quando os passageiros estão a ponto de embarcar em um trem ou metrô, é comum que todos se aglomerem em pontos específicos, porém, dessa forma alguns vagões ficam muito lotados enquanto outros permanecem quase vazios.

Na estação de trens Den Bosch, nos Países Baixos, foi desenvolvido um sistema que ajuda a distribuir o fluxo de passageiros, indicando-lhes a lotação dos vagões para que as pessoas se organizem de modo a ocupar os menos cheios.

Como o sistema funciona?

No interior de cada vagão foi instalado um contador de passageiros que envia dados em tempo real a uma tela de LED de 180 metros de largura instalada na plataforma de embarque. Esta tela exibe a lotação dos vagões através de cores: vermelho para vagões cheios, alaranjado para lotação média e verde quando há assentos disponíveis e espaço para embarcar cadeiras de rodas e bicicletas.

Para fazer com que os passageiros se distribuam ao longo da plataforma, esta informação fica disponível de 10 a 15 minutos antes do trem chegar à estação.

Embora a tela de LED esteja disponível, até o momento, em apenas uma estação, a empresa NS, proprietária da infraestrutura ferroviária do país, está realizando testes desde 2013 para instalar esses sistema em todas as estações da Holanda. Com isso em mente, foi desenvolvido um aplicativo que permite que os passageiros consultem a lotação dos vagões em seus dispositivos móveis nas estações que não contam ainda com as grandes telas.

Assista ao vídeo a seguir para ver como o sistema funciona: https://youtu.be/gvKM158XSl4

Fonte: Plataforma Urbana, tradução Romullo Baratto