Nova York inaugura linha de metrô idealizada na década de 1920 - São Paulo São

Enquanto mais de um milhão de pessoas esperavam para celebrar o Ano Novo com os olhos vidrados na bola brilhante no alto da Times Square em Nova York, um seleto grupo de operários e autoridades da cidade foi brindar 2017 no passeio inaugural de uma linha de metrô que será inaugurada um século após ter sido idealizada.

 Apenas cerca de um quarto da linha, prevista para percorrer 13,7 quilômetros do Harlem até as proximidades de Wall Street, foi inaugurada durante o último fim de semana. São 3 quilômetros de extensão, com três estações no Upper East Side de Manhattan. Dado o seu histórico de atrasos, a conclusão de toda a linha pode acontecer apenas em um futuro remoto.

O lançamento do metrô da Segunda Avenida em Manhattan, aberto apenas para convidados, foi feito a cerca de 100 metros abaixo da altura da rua, começando por volta das 22h (horário local). O público começou a andar na linha desde o domingo.

O governador Andrew Cuomo e o presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes, Thomas Prendergast, a agência que opera o maior sistema de metrô do país, estiveram na cerimônia de inauguração.

Idealizada pela primeira vez na década de 1920, o metrô da Segunda Avenida tornou-se um mito ao longo dos anos já que nunca saía do papel. A construção começou e parou três vezes antes que começasse ativamente a perfuração subterrânea em abril 2007.

Painel do brasileiro Vik Muniz enfeita um dos corredores da recém inaugurada Segunda Linha. Foto: Yana Paskova / AFP.Painel do brasileiro Vik Muniz enfeita um dos corredores da recém inaugurada Segunda Linha. Foto: Yana Paskova / AFP.

O sistema do metrô de Nova York começou com a abertura da estação da prefeitura (City Hall) em 1904.

O governador democrata falou com orgulho das obras de arte, incluindo 12 retratos do pintor e fotógrafo Chuck Close, que adornam as paredes das três novas estações da linha.

"Mesmo que uma criança nunca entre em um museu ela deve ser exposta a esse tipo de arte que lhe confere esse aspecto, essa perspectiva e essa criatividade", disse Cuomo no programa "Today", da NBC, na sexta-feira.

Comparado com todo o sistema, com suas 460 estações, 230 quilômetros de percurso total e 5,6 milhões de passageiros por semana, a nova linha pode parecer pouco impressionante, mas para os moradores do relativamente isolado East Side a abertura é muito bem-vinda.

Dado o seu histórico de atrasos, a conclusão de toda a linha pode acontecer apenas em um futuro remoto. Foto: Architizer.Dado o seu histórico de atrasos, a conclusão de toda a linha pode acontecer apenas em um futuro remoto. Foto: Architizer.

***
Fonte: Reuters.