Franceses ganham direito de ignorar e-mails fora do horário de trabalho - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Trabalhadores franceses conquistaram o  "direito de se desconectar", isso significa que eles têm agora o direito de ignorar e-mails e mensagens de celular ligados ao trabalho em horários de folga.

No dia 1º de janeiro entrou em vigor uma nova lei que exige que empresas com mais de 50 funcionários elaborem carta de boa conduta que estabeleça quais são os horários fora da jornada de trabalho quando funcionários não devem enviar ou responder e-mails profissionais. 

A nova medida é parte de uma série de novas leis trabalhistas aprovadas em maio pelo governo francês. 

Defensores da nova lei afirmam que funcionários não estão recebendo pagamento justo por horas extras trabalhadas, quando empregadores esperam que trabalhadores estejam disponíveis para responder solicitações por e-mail ou celular.

Especialistas defendem que a prática aumenta o risco da chamada Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental), problemas do sono e dificuldades nos relacionamentos. 

Ao criar uma intervenção por meio da lei, o governo francês diz que ficar sempre conectado é um problema grave, universal e crescente. No entanto, muitos duvidam que a restrição vá funcionar tendo em vista que a nova lei não prevê sanções às companhias que desrespeitarem os limites.

***
Fonte: IDG Now.