Maior fazenda 'indoor' do mundo produz 10 mil pés de alface por dia no Japão - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


Uma ex-fábrica de semicondutores da Sony Corporation no Japão foi ​transformada na  maior fazenda ​'indoor' do mundo. Shige Shimamura​, ​​fisiologista de plantas ​e CEO da Mirai Co., parceria da GE Japão, ​realizou seu sonho de água, espaço e energia ​para produzir um sistema ​eficiente de cultivo interior​,​ uma realidade.

Apesar de ter ​começado ​a produção há ​apenas ​um ano, a fazenda já ​produz 10.000 ​pés de alface por dia. Está localizada na província de Miyagi no leste do Japão, área duramente atingida pelo terremoto ​e ​pelo tsunami em 2011.

Em ​seus ​25.000 pés quadrados, quase metade do tamanho de um campo de futebol, a fazenda ​tem 17.500 luzes LED, distribuídos por 18 ​áreas de ​cultivo​,​15 prateleiras elevad​as ​que ​são a chave para o sucesso da iniciativa.

Os LEDs foram desenvolvidos para o projeto pela GE e emitem luz em comprimentos de onda ideais para o crescimento das plantas, ​permitindo​ que​ Shimamura control​e o​s​ ciclos ​da ​noite e dia e​ possa acelerar​ a produção da verdura​.

Ao controlar a temperatura, umidade e irrigação, a fazenda cortou o uso da água para apenas um por cento do necessário utilizado em agricultura convencional ao ar livre. 

"O que precisamos não é apenas a criação de mais dias e noites. Queremos alcançar a melhor combinação de fotossíntese durante o dia e de respiração durante a noite através do controle da iluminação e do meio ambiente", diz Shimamura. 

Os sistemas fazem com que o alface produzido cresça rico em nutrientes e duas vezes e meia mais rápido do que numa fazenda ao ar livre. 

A produção desperdiçada é reduzida em cerca de 50 por cento caindo para apenas 10 por cento da colheita. Isto significa um aumento de 100 vezes na produtividade dos pés por metro quadrado. Os LEDs também duram mais do que as luzes fluorescentes e consomem 40 por cento menos energia.

Sobre a parceria bem sucedida, Shimamura acrescenta: "Eu sabia como cultivar bons legumes biologicamente e queria integrar com o conhecimento de que tem tecnologia para fazer as coisas acontecerem." 

A equipe da GE do Japão foi convencida de que fazendas interiores como esta da província de Miyagi, poderiam ser a chave para resolver o problema de escassez de alimentos do mundo. 

Os parceiros do projeto estão já trabalham na implantação de fazendas interiores semelhantes em Hong Kong e no extremo oriente da Rússia.

Assista o video: https://goo.gl/BTNZ50

***
Beverley Mitchell para o Inhabitat.