Prefeitura de Nova York vai proibir circulação de carros no Central Park - São Paulo São

O Central Park, espaço verde mais icônico do mundo, vai se tornar totalmente livre de carros. Foto: Michael Appleton / Prefeitura de Nova York.O Central Park, espaço verde mais icônico do mundo, vai se tornar totalmente livre de carros. Foto: Michael Appleton / Prefeitura de Nova York.

Os automóveis não poderão circular mais pelo Central Park a partir de 27 de junho, anunciou na semana passada o prefeito da cidade, Bill de Blasio, que quer priorizar "a segurança e a saúde" dos visitantes, sejam pedestres, ciclistas, corredores ou patinadores.

Embora a circulação já fosse proibida no norte do emblemático parque de Manhattan, visitado anualmente por 42 milhões de pessoas e que no ano que vem festejará seus 160 anos, os carros ainda podiam circular pelas três ruas pavimentadas do sul, West Drive, Terrace Drive e Center Drive.

Mas a decisão, adotada antes do Dia da Terra em 22 de abril, não concerne às quatro ruas que cortam o parque, resguardadas por muros e cercas e vários metros abaixo de onde circulam os pedestres.

"Nossos parques são para as pessoas, não para os automóveis", disse de Blasio no comunicado. A decisão "reduzirá a contaminação do ar no parque e melhorará a segurança", afirmou.

Proibição de veículos no parque central de Nova York deverá entrar em vigor no dia 27 de junho. Foto: Mary Altaffer.Proibição de veículos no parque central de Nova York deverá entrar em vigor no dia 27 de junho. Foto: Mary Altaffer.

A medida começará a valer em 27 de junho, dia seguinte do fim das aulas nas escolas públicas de Nova York, e no primeiro dia de abertura das piscinas públicas da cidade.

De Blasio já proibiu em janeiro a circulação de automóveis no Prospect Park, um grande parque emblemático do nordeste do Brooklyn, projetado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux assim como o Central Park.

***
Fonte: France Presse.



-->