Em Madrid, aplicativo coloca a arquitetura da cidade na palma da mão - São Paulo São

O Colégio Oficial de Arquitetos de Madri e a Fundação COAM de Arquitetura apresentaram ontem o aplicativo "Arquitetura de Madri", que foi desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Madri e do Fórum Empresarial de Madri.

Essa é, possivelmente, uma das iniciativas mais importantes e ambiciosas realizadas pelo COAM nos últimos anos em uma tentativa clara de conectar a arquitetura com a sociedade.

Em um contexto totalmente digitalizado, este aplicativo se torna uma ferramenta informativa útil e poderosa da arquitetura de Madri, facilmente acessível a qualquer cidadão, estudante, profissional ou visitante da capital espanhola.

Segundo o COAM, o grande valor do aplicativo é a qualidade da informação científica que oferece, uma vez que inclui parte do conteúdo incluso no Guia de Arquitetura de Madri, o mais completo e profissional que existe, editado pela instituição desde 1984 e atualizado em anos sucessivos. Além disso, a vontade do COAM é manter o aplicativo vivo, atualizando-o periodicamente, a fim de continuar trazendo a arquitetura para mais perto do público em geral.

App Guia Arquitectura de Madrid. Imagem: COAM.App Guia Arquitectura de Madrid. Imagem: COAM.

O aplicativo permite acesso a quase 300 edifícios emblemáticos em Madri e oferece informações valiosas sobre eles como o ano de construção, o autor, o movimento arquitetônico a que pertence e uma breve descrição do mesmo, bem como imagens, plantas, o endereço onde está localizado ou como chegar lá. Além disso, permite conhecer a cidade por realidade aumentada através da câmera do dispositivo móvel e da geolocalização dos edifícios, mostrando sempre os mais próximos do usuário e indicando a distância em que estão localizados.

Foto: Ismael Alonso / Caixa Forum Madri.Foto: Ismael Alonso / Caixa Forum Madri.

Por outro lado, o aplicativo oferece também uma seção de itinerários para conhecer a cidade, entre os quais estão 'Madri de los Austrias', 'Laboratorios de Vivienda' ou 'Madrid Moderno'. Cada um deles possui uma breve descrição e indica o mapa da rota, a lista de edifícios que inclui e permite seguir as instruções da viagem pelo Google Maps. Os edifícios e itinerários, além disso, podem ser arquivados em 'Favoritos' e todo o conteúdo pode ser compartilhado em redes sociais.

O aplicativo foi desenvolvido para plataformas Android e iOS, é gratuito e está disponível em espanhol e inglês. Você pode baixar o aplicativo aqui: Android e IOS.

***
Por Javier García Librero no Arch Daily.