'Carteirada do Bem': aplicativo ajuda cidadãos a defender seus direitos - São Paulo São


A Carteirada do Bem transforma o dia a dia do cidadão fluminense. Com ela, é mais fácil conhecer seus direitos. E o melhor: é mais fácil fazer seus direitos serem reconhecidos. Não importa quem esteja falando, a lei é igual para todos. E agora você usa seu celular para provar e comprovar isso. Nele você encontra 61 leis estaduais, que foram divididas em cinco categorias: lazer, compras, serviços, transportes e saúde. A ideia, é aproximar a Alerj do cidadão e ajudar no cumprimento das leis.

Foto: Divulgação / ALERJ.
 

Um copo d’água não se nega a ninguém, não é? É! E, no Rio, é lei. Restaurantes são obrigados a fornecer água filtrada para os clientes, sob pena de pagarem multa de até 500 reais. Você sabia? E também são proibidos de cobrar por aquele couvert deixado displicentemente na mesa sem que você tenha pedido por ele.

Se você não sabia de nada disso, ou sabia, mas não tinha como provar, agora isso vai mudar. É que a Assembleia Legislativa do Rio lançou o aplicativo 'Carteirada do Bem'. A ideia é exatamente essa: dar carteirada, mas de uma forma positiva, cobrando direitos que são seus. Para isso, basta um smartphone na mão.

O caso do copo da água e do couvert são só exemplos de leis que muitos nem conhecem. A Alerj selecionou algumas dessas leis que fazem parte do dia a dia do cidadão e as dividiu em cinco categorias: lazer, compras, serviços, transportes e saúde. O aplicativo traz um resumo da lei, as penalidades previstas e oferece a possibilidade de denunciar seu descumprimento ao Procon e ao Alô Alerj. E você ainda pode compartilhar a sua experiência nas redes sociais.

O aplicativo Carteirada do Bem é gratuito e está acessível via Google Play, Apple Store, Windows Store e no site www.carteiradadobem.com.br.

Com informações ALERJCatraca Livre e Carteirada do Bem.