As cinco cidades com o melhor transporte público do mundo - São Paulo São

A qualidade do transporte público é um problema em vários países e não é novidade que nas listas, o Brasil é incluído como problemático. Mas, hoje vamos tratar de mostrar de lugares que podem nos servir de inspiração. Listado pelo site Inhabitat, confira abaixo as cidades consideradas Top Five, dotadas dos melhores sistemas de transporte público do mundo.
 
5º lugar: Moscou (Rússia).

Apesar de inaugurado há quase oitenta anos, em 1935, o sistema da capital russa é um dos mais pontuais do mundo. Mais de 8 milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema ferroviário de Moscou, que tem 305 km de extensão.


4º lugar: Paris (França).

 

Independentemente de em que lugar de Paris você esteja, é possível encontrar uma estação de metro a cada 500 metros: são pelo menos 300 espalhadas pela cidade, interligando todas as áreas. E, para que as pessoas possam completar seus trajetos da melhor forma possível, a capital francesa tem ainda um sistema de aluguel de bicicletas com 1.400 estações.


3º lugar: Londres (Inglaterra).


A cidade do Big Ben tem o maior e mais antigo metrô do mundo. O Metropolitano de Londres, ou London Underground, que começou a operar em 1863, ainda hoje é um dos mais eficientes, com 268 estações e cerca de 400 km de extensão. Além disso, a capital inglesa conta com uma vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.

2º lugar: Nova York (Estados Unidos).

 

Na maior cidade dos EUA, as possibilidades de locomoção são muitas: ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres que fazem da cidade, um dos melhores lugares do mundo para se deslocar utilizando o transporte público. Todos os sistemas funcionam 24 horas por dia, para atender toda a demanda da cidade.

 

1º lugar: Tóquio (Japão).

 
 

A capital japonesa é uma das maiores cidades do mundo e tem o sistema de transporte mais complexo – e completo – do mundo: ônibus, metrô, balsas, VLTs, BRTs, diversas formas de locomoção somam cerca de 10,5 bilhões de viagens por ano. Com uma rede tão extensa, o sistema de transporte público é a espinha dorsal da cidade e a primeira opção da população para se deslocar.

***

Com informações da Inhabitat e CicloVivo. Fotos: iStock by GettyImages.