Negócios Criativos - São Paulo São

São Paulo São Negócios

Boneca Pupi.Boneca Pupi.Criada na zona leste de São Paulo, no bairro do Belém, no dia 25 de junho de 1937, seu patriarca foi Siegfried Adler, um alemão que buscava ganhar a vida na cidade. O empresário viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira uma possibilidade de negócio.

Investindo todo seu dinheiro em tempo para criar uma marca que fosse referência na infância dos brasileiros, Adler foi o responsável por lançar a primeira boneca da nova empresa. Com 38 cm ela tinha corpo de tecido e rosto de massa. Era o começo de uma empresa que marcaria gerações de brasileiros.

Anos depois, na década de 40, a empresa lançou o cachorro Mimoso, o primeiro brinquedo brasileiro, feito em madeira, que se movimentava e produzia som. Na sequência Adler conseguiu lançar o Banco Imobiliário, versão brasileira do Monopoly, o jogo de tabuleiro mais popular do mundo. As bonecas, que até o nal dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico a partir da Pupi, uma boneca articulada de 35 cm, que “dormia e chorava”, lançada no início da década de 50.

Logo na sequência e empresa investiu em bichinhos e bonecos de vinil, que eram mais exíveis e indicados para crianças pequenas ou bebês. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência, pois o lho do casal, Mário, encontrava-se nos Estados Unidos.

Foi ela a responsável pelo lançamento de brinquedos elétricos, dentre os quais o autorama com pistas de corrida e carrinhos para desaar a habilidade dos garotos. Essa alcunha, Autorama, inclusive, passou a ser o sinônimo de brinquedos ligados à velocidade com direito, inclusive, à citação no Dicionário Aurélio.

A Estrela introduziu, nesse período, outro conceito de grande sucesso, a boneca fashion (fashion doll), com o lançamento da Susi, que foi extremamente popular por diversas gerações de meninas brasileiras até 1985, quando deixou de ser fabricada, tendo vendido mais de 20 milhões de unidades.

Voltando à história da empresa, Mário Adler, fillho de Siegfried, retorna ao Brasil em 1964 com 19 anos e se torna presidente da a com a ajuda do marketing. Dessa forma, a ideia foi enfatizar o reconhecimento da marca através de uma grande divulgação em eventos nacionais, internacionais e programas de TV. Nesta década a linha de produtos foi ampliada com lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica (Gui Gui), que sorria quando abria e fechava seus braços; e a boneca Beijoca, que “mandava beijinhos”.

A moda vai muito além de se seguir tendências e estilos ao se vestir. A escolha da roupa constrói a aparência externa, mas também revela um pouco como somos por dentro. Pensando nos valores, códigos e comprometimentos dos diversos coletivos e criadores que desenvolveram marcas próprias nas periferias de São Paulo, o Projeto Possibilidades decidiu fazer um evento-desfile "Marca da Favela" para discutir o assunto.

iFood, Kekanto e 99 são apenas alguns exemplos de startups brasileiras conhecidas do público. Para aqueles que têm uma ideia de empresa e também querem se arriscar nesse ambiente de tecnologia e inovação, o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) lançou um curso gratuito pela plataforma Coursera, contemplando vários tópicos que envolvem a criação e manutenção de um negócio, combinando aulas teóricas e práticas e com a participação de fundadores de startups como as mencionadas.

Antes da aguardada inauguração oficial do espaço, a partir desta quinta, o Salão dos Arcos, ambiente no subsolo do Theatro Municipal, vai sediar um projeto cultural e musical gratuito durante o mês de maio. A marca italiana Campari vai se apropriar do local para promover experiências sensoriais e imersivas. Batizado de "Red Experience", a novidade traz música, cultura e drinks, de 4 a 27 de maio.