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A equipe vencedora levou R$ 60 mil e poderá disputar mundial na Alemanha. Fãs também lotaram cinemas de 16 estados onde houve transmissão.

Neste sábado (8), não teve futebol na Arena Palmeiras, em São Paulo, mas teve torcida para ver uma grande final: 12 mil pessoas, todos os ingressos vendidos para acompanhar ao vivo a batalha entre os melhores jogadores de game do Brasil.

Tem ola, torcida enlouquecida, locutor e comentarista, dois times, jogador profissional que é ídolo de multidões, entrevista coletiva e é num estádio. Parece muito com futebol, mas é game!

“Esses aqui são meus equipamentos: um teclado de bom nível mecânico, o nosso mouse lindo. E é tudo que a gente precisa para poder fazer o nosso show”, diz o jogador Leonardo ‘Alocs’ Belo, da equipe INTZ.

E bota show nisso! Os caras são os finalistas do campeonato brasileiro de um jogo de computador que tem quase 70 milhões de jogadores no mundo todo. Alguns deles chegam a ganhar R$ 25 mil por mês para jogar game. “Coloca aí uma média de R$ 2, R$ 3 mil para a pessoa que simplesmente só quer jogar. Mas, quando o cara realmente trabalha bem a imagem, ele pode receber esse valor aí”, diz Felipe ‘brTT’ Gonçalves, jogador da equipe PAIN.

Trabalhar a imagem, no caso deles, inclui ter muitos fãs na internet. E foram esses fãs que esgotaram os 12 mil ingressos dessa final em apenas duas horas e meia de vendas. Uma plateia vidrada em jogos eletrônicos que não mediu esforços para estar lá.

No jogo, cada time precisa conquistar a base inimiga. Para isso, cada jogador escolhe um personagem com poderes diferentes e assume uma função estratégica no campo de batalha.

Felipe, conhecido como brTT, que é um dos maiores ídolos desse game, explica o que ele faz: “Eu sou atirador, o cara que vai chegar lá e vai finalizar a jogada. Então, eu sou meio que um atacante, o Romário”, compara.

A cada lance de efeito, a torcida vibra como se fosse um gol e sofre pelo time preferido. Equipe PAIN contra equipe INTZ. “Estou achando muito emocionante. Já estou ficando sem voz e com dor no braço. Acho que a Intz ganha. A Intz ganha de 3 a 2”, arrisca um torcedor.

“Falar baixo aqui: sou corintiano. Aqui é o estádio do Palmeiras. A gente faz esse sacrifício para presenciar o e-sport. A primeira taça vai ser da PAIN. A partida está bem disputada. É um marco histórico para o e-sport, esporte eletrônico, no Brasil”, conta outro.

A final foi transmitida pela internet. Essa turma é tão louca por esse jogo que muita gente que não pôde ir ao estádio lotou cinemas de 16 estados do Brasil que fizeram a transmissão ao vivo.

Depois de quase quatro horas de jogo, 3 a 0 para a equipe PAIN sobre a INTZ. E o grito da torcida explodiu, no melhor estilo futebol. Pela vitória, eles ganharam R$ 60 mil e o direito de disputar uma vaga para o mundial, que vai ser em outubro, na Alemanha. No ano passado, o time campeão mundial levou US$ 1 milhão.

 

 

O Ministério das Comunicações lançou no último dia 4, um programa para estimular acriação de parques tecnológicos no Brasil, visando ao desenvolvimento de instalações de pesquisa e laboratórios destinados ao desenvolvimento desoftwares para computadores e smartphones. De acordo com o edital do Programa Usinas Digitais, estão previstos R$ 8 milhões em investimentos, a serem divididos entre os dois projetos que vencerem a seleção.

Os projetos serão implementados por meio de parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais e a iniciativa privada. As empresas aglutinadas em um mesmo polo terão acesso compartilhado a recursos, equipamentos e infraestrutura de ponta.

“O Ministério [das Comunicações] e os governos locais podem auxiliar, por exemplo, com equipamentos para homologação, edição de conteúdos e uma série de equipamentos criativos. Esse equipamento pode ser disponibilizado em regime de rodízio, para ajudar a produzir e a colocar esses produtos no mercado”, explicou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, após participar da cerimônia de lançamento do edital.

“Esse mercado [de produção de conteúdos para smartphones] tem crescido muito no mundo. O Brasil já produz bastante e se destaca na produção, mas queremos dar mais apoio a quem tem a capacidade de elaborar, produzir, tem criatividade mas não tem meios para produzir”, acrescentou.

Berzoini ressaltou que o perfil desses aplicativos abrange “tudo que possa ter valor” para atrair o interesse das pessoas do ponto de vista cultural, comercial, em especial nos setores audiovisual, de música e som, assim com de aplicativos e jogos eletrônicos. “Queremos que esses aplicativos tenham capacidade de disputar o mercado privado, onde efetivamente se estabelece se ele tem ou não valor. Nosso apoio é para que haja condições de infraestrutura para que as pessoas possam criar. Podendo criar, evidentemente podem disputar o mercado.”

Dois projetos serão selecionados em 2015 para receber do ministério R$ 4 milhões em repasses, cada. A partir daí, serão estabelecidas as parcerias, que poderão ser tanto com governos locais quanto com entidades da sociedade civil ou instituições de pesquisa.

Apresentação de propostas

Para participar do Usinas Digitais, os interessados devem apresentar as propostas até 4 de setembro por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, no endereço eletrônico www.convenios.gov.br. Em nota, o ministério informa que o proponente deverá apresentar uma contrapartida mínima de 10% do valor da proposta, ressalvados os limites estabelecidos por lei para estados, Distrito Federal e municípios.

Os projetos poderão ser apresentados por associações civis, sem fins lucrativos, que sejam legalmente responsáveis por arranjos produtivos locais ou parques tecnológicos; órgãos do Poder Público estadual, distrital, municipal ou consórcio de municípios; assim como por instituições federais ou instituições de ensino superior públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham por missão institucional executar atividades ligadas à inovação tecnológica e à pesquisa científica e tecnológica.

Segundo o ministério, projetos com origem nas regiões Norte e Centro-Oeste vão contar com uma pontuação maior em um dos critérios de seleção. Dessa forma, busca-se fomentar a produção de conteúdo digital nessas localidades. A comissão que avaliará os projetos é composta por dois representantes do Ministério das Comunicações, um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e dois de instituições convidadas, seguindo os critérios de seleção definidos pelo edital, que deverá ser publicado ontem, dia 5.

Fonte: Agência Brasil.

 


Sebrae lança campanha de incentivo ao consumo de pequenos negócios. Atitude estimula a economia local e gera empregos na sua região.

Comprar uma cerveja na esquina de casa ou almoçar por 15 reais em um restaurante do seu bairro tem um valor que vai além de apenas suprir suas necessidades. Esse é o conceito do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ao elaborar o "Movimento Compre do Pequeno Negócio", lançado nesta última quarta-feira 5.

“Ele é perto da sua casa, o dinheiro fica no seu bairro e gera empregos. É o motor da economia e, quando analisado o conjunto, possui uma amplitude econômica  importantíssima.”, explica Luiz Barretto, Presidente da entidade. Para ele, a concepção de pequeno negócio ainda é muito vaga para sociedade brasileira.

“A ideia é juntar um ato de cidadania com um ato de mercado, que faça o consumidor entender porque é importante comprar de uma pequena empresa”, afirmou Barretto.

O quadro maior do setor dá uma dimensão mais ampla do conceito da campanha: mais de 17 milhões de brasileiros vivem com carteira assinada por uma pequena empresa, e o setor responde a 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em São Paulo, já são mais de 2,7 milhões de micro e pequenas empresas.

Crise econômica

Paulo Solmucci, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (entidade que também apoia a medida), falou sobre o momento econômico do país: “evidentemente a crise existe. Em alguns segmentos e localidades, ela é muito intensa, mas quando você olha o Brasil como um todo, ela não tem a força que os jornais falam. A grande maioria do nosso setor, os pequenos estabelecimentos, estão crescendo até 15 %.”

A opinião converge com a análise de Barretto, presidente do Sebrae. Para ele, o momento é de crise mas também de oportunidade. “Nós vivemos um ano de ajuste, de dificuldade, mas a pequena empresa continua gerando emprego. O saldo do primeiro semestre de 2015 é positivo, entre janeiro e 31 de junho foram geradas 116 mil vagas, muito mais do que as médias e grandes empresas. Estas, por sua vez, apresentaram um saldo negativo em torno de 450 mil vagas."

A presidenta da Associação Brasileira de Franchising, Maria Cristina Franco, seguiu na mesma linha: afirmou que o franchising, presente em 37% dos municípios brasileiros, fechará o ano de 2015 com um crescimento entre 7,5% a 9%.

Felipe Campos Mello em Carta Capital.

 


Neste final de semana, o MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebe a oitava edição do Jardim Secreto, tradicional feira de arte e moda para pequenos empreendedores. 

Com curadoria de Claudia Kievel e Gladys Tchoport, o Jardim Secreto reunirá 40 expositores, entre artistas, designers, cozinheiros, decoradores, marceneiros, estilistas, artesãos de vários segmentos. A ideia é plantar sementinhas de trabalhohandmade livre de crueldade e criar um ambiente onde quem compra repensa sobre o consumo e quem produz tem um espaço para mostrar seu projeto, sem grandes custos. 

Um dos destaques da programação é a oficina Ilustrando Botânica, com a artista, arquiteta e tatuadora Adriana Marto, que revela dicas preciosas para treinar o traço em desenhos de observação de flores e folhagens. 

Cada aluno poderá levar desenhos e canetas nankin utilizadas no curso para casa. Inscrições devem ser feitas pelo email://[email protected] As vagas são limitadas e o curso custa R$80,00.

As sessões de Flash Tattoo já são tradicionais nas edições do Jardim Secreto. Desta vez os tatuadores Adriano Parussulo, Rodrigo Ribeiro, Felipe Indini e Brice Gomes vão realizar uma sessão rápida de tattoo a preços módicos até acabar a tinta. 

Outros destaques são a banca de trocas da Trocaderia, um espaço para promover divertidas trocas de roupas entre amigas e, para estimular o consumo consciente, vale trocar todos os tipos de itens de vestuário, roupas e acessórios, como bolsas, cintos e sapatos; e o Espaço YOYO, promovido pela Revista Yoyo, e voltado para os pequenos que pensam fora da caixa desde cedo. 

Música

Durante todo o evento que ocorre prioritariamente na área externa do museu, também haverão shows das bandas The Lonesome Duo, que formada por Rennan Martens e Luiz Masi e acompanhados pelos Lonesome Balladeers, apresentam repertório composto por canções autorais, clássicos do blues e pérolas do cancioneiro popular norteamericano;  Fil and The Guitar Gun, projeto solo do músico e multi-instrumentista Filinto Fil, muito conhecido na cena brasileira por ter sido o guitarrista da extintaBorderlinerz; e Victoire Oberkampf, dona de uma voz encantadora e que inspirada em canções de Edith Piaf, Feist e Bob Dylan,  apresenta um show folk com com leveza e encantamento! 

'Feira Jardim Secreto' - dia 8 de agosto.

Confira a programação completa:

12h: Abertura
13h: Flash tattoo (no foyer) / Espaço YOYO / Trocaderia
14h : Fil and the Guitar Gun
15h: Victoire Oberkampf / Oficina Ilustrando Botânica (no foyer)
16h: Fil and the Guitar Gun
17h: The Lonesome Duo
19h:Victoire Oberkampf 
20h:Encerramento

Fonte: MIS.

 


Pequenas agências também produzem grandes trabalhos e o Small Agency Awards, criado pela revista norte-americana Ad Age, vem justamente reconhecer este nicho, com ênfase na cultura e no negócio.

A agência brasiileira Senõres –  que trabalha na intersecção do storytelling e da tecnologia, criando ricas experiências de comunicação que combinam utilidade e entretenimento a única brasileira a concorrer e levar a medalha de prata na categoria Melhor Campanha Pro Bono, na edição 2015 do Small Agency Awards da revista americana Ad Age – criado para revelar as melhores pequenas agências e seus grandes trabalhos.

O case da Cerveja Sem Dono, criado pela agência, foi o responsável por emplacar a agência no Small Agency Awards. Criada em conjunto com a Cervejaria Bamberg e a instituição 'Adote um Focinho', é uma maneira diferente de incentivar a adoção de cães e vender mais cerveja. O resultado superou as expectativas da cervejaria que planeja uma nova produção da cerveja Sem Dono com novos cães em seus rótulos, já que as estrelas dos rótulos da primeira fornada já tem um lar. Foram geradas, sem qualquer investimento, mais de 21 milhões de impressões de mídia.

O Bike da Firma é um outro case interessante. Concebido inicialmente como um benefício para os funcionários da Señores, a ideia evoluiu e cresceu devido ao interesse de empresas que quiseram comprar o produto. Então, ele logo passou de um protótipo divertido a um negócio independente e para dar lucro. A sócia-fundadora do Señores Fabia Barbieri, assumiu também a função de CEO da start-up Bike da Firma no início de 2015. Hoje ela lidera um time de desenvolvedores e designers com planos para o lançamento do produto no segundo semestre de 2015.

O Prêmio

Small Agency Award foi criado pela AdAge, revista norte-americana do mercado de propaganda e marketing, com a missão de coroar e descobrir agências ousadas e inovadoras e reconhecer as brilhantes ideias que muitas vezes ficam esquecidas em premiações dominadas por grandes agências.

CAMPAIGN OF THE YEAR - PRO BONO

GOLD: "The Drop a Brick Project," BarrettSF, San Francisco
SILVER: "Sem Dono Beer" for Adote um Focinho and Bamberg Brewing Señores, Sao Paulo, Brazil

Assista o video: https://youtu.be/IE6Qvf_zJRA

Fonte: Biba Fonseca, assessoria Vicente Negrão.

Uma equipe de alunos brasileiros dos cursos de Moda e Computação da Universidade de São Paulo (USP) foi vencedora da Imagine Cup 2015, competição internacional de inovação em tecnologias da informação promovida pela Microsoft. A final da 13ª edição foi realizada na última sexta-feira (31), após uma disputa envolvendo mais de 200 estudantes de 80 países.

Além do troféu de campeões, os estudantes também ganharam 50 mil dólares e uma vaga na Microsoft Ventures, programa de incentivo a startups e coaching de jovens empreendedores. A equipe brasileira "eFit Fashion" superou projetos da Rússia (campeã na categoria de jogos) e da Austrália (vencedores na categoria de cidadania). O troféu foi entregue ao grupo pelas mãos do próprio Satya Nadella, CEO da Microsoft.

O projeto dos brasileiros consistia em uma plataforma online chamada Clothes for Me, baseada em um software chamado ePMG. Através dele, o usuário pode fazer a encomenda de roupas personalizadas sob medida, indicando as especificações de cada peça em detalhes, que então são encaminhadas para as costureiras e modelistas. O programa não só faz a ponte entre consumidor e mercado como também oferece toda a estrutura para a produção das roupas por parte das alfaiatarias.

A ideia inicial surgiu há três anos, por parte dos professores da equipe. "Eles perceberam uma demanda do mercado nessa área e perceberam que era possível desenvolver algo para solucionar essa demanda", comenta Bianca Letti, uma das estudantes vencedoras, em entrevista à INFO. "Nós sabíamos que teríamos muitos desafios pela frente com o algoritmo, definir representações matemáticas, resolver equações diferenciais, etc... Transpor o que existe no mundo real para o virtual. Por isso demorou tanto tempo para ser desenvolvido".

Segundo Bianca, o software precisava funcionar bem tanto para o consumidor quanto para as lojas, já que a produção de moda lida com números e medidas rigorosamente precisas. Por conta disso, o programa foi testado entre costureiras e modelistas, muitas das quais sem experiência com sistemas semelhantes, e aprovaram o Clothes for Me. As peças apresentadas no Imagine Cup foram réplicas dos vestidos usados pela Princesa Isabel na época da abolição da escravidão no Brasil, projetados a partir do próprio software.

"A gente está muito feliz de trazer essa vitória para o nosso projeto, para a nossa faculdade e para o nosso país. (O Imagine Cup) é uma competição de tecnologia com países do mundo inteiro, e a gente conseguiu trazer o primeiro lugar para casa! É uma responsabilidade grande e também um sentimento de alívio. A gente trabalhou tanto e deu tudo certo", comemora Bianca.

A equipe já iniciou os processos jurídicos para a criação de uma startup e também já tem seu primeiro parceiro: uma loja de ternos sob medida na Zona Oeste de São Paulo. O programa deve ser aberto a todos os interessados assim que a equipe voltar para o Brasil – o que deve acontecer "o mais breve possível", diz Bianca. Os estudantes agora seguem para o Microsoft Ventures, que inclui um curso de um mês com Satya Nadella, que deve ser realizado até setembro, aguardando apenas a confirmação e a agenda do CEO.

Lucas Carvalho, de INFO Online.