Negócios Criativos - São Paulo São

São Paulo São Negócios

Com sete meses de operação, a Yet Go, aplicativo de mobilidade urbana 100% nacional, chega em São Paulo após se espalhar pelo Brasil. A plataforma oferece valores mais em conta com serviços de carro comum, executivo, mototáxi e motofrete. Mas, na capital paulista, que não possui regulamentação para transporte de pessoas em motos, a empresa trabalhará apenas com motofretes, principalmente em acordos com empresas e restaurantes.

Boneca Pupi.Boneca Pupi.Criada na zona leste de São Paulo, no bairro do Belém, no dia 25 de junho de 1937, seu patriarca foi Siegfried Adler, um alemão que buscava ganhar a vida na cidade. O empresário viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira uma possibilidade de negócio.

Investindo todo seu dinheiro em tempo para criar uma marca que fosse referência na infância dos brasileiros, Adler foi o responsável por lançar a primeira boneca da nova empresa. Com 38 cm ela tinha corpo de tecido e rosto de massa. Era o começo de uma empresa que marcaria gerações de brasileiros.

Anos depois, na década de 40, a empresa lançou o cachorro Mimoso, o primeiro brinquedo brasileiro, feito em madeira, que se movimentava e produzia som. Na sequência Adler conseguiu lançar o Banco Imobiliário, versão brasileira do Monopoly, o jogo de tabuleiro mais popular do mundo. As bonecas, que até o nal dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico a partir da Pupi, uma boneca articulada de 35 cm, que “dormia e chorava”, lançada no início da década de 50.

Logo na sequência e empresa investiu em bichinhos e bonecos de vinil, que eram mais exíveis e indicados para crianças pequenas ou bebês. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência, pois o lho do casal, Mário, encontrava-se nos Estados Unidos.

Foi ela a responsável pelo lançamento de brinquedos elétricos, dentre os quais o autorama com pistas de corrida e carrinhos para desaar a habilidade dos garotos. Essa alcunha, Autorama, inclusive, passou a ser o sinônimo de brinquedos ligados à velocidade com direito, inclusive, à citação no Dicionário Aurélio.

A Estrela introduziu, nesse período, outro conceito de grande sucesso, a boneca fashion (fashion doll), com o lançamento da Susi, que foi extremamente popular por diversas gerações de meninas brasileiras até 1985, quando deixou de ser fabricada, tendo vendido mais de 20 milhões de unidades.

Voltando à história da empresa, Mário Adler, fillho de Siegfried, retorna ao Brasil em 1964 com 19 anos e se torna presidente da a com a ajuda do marketing. Dessa forma, a ideia foi enfatizar o reconhecimento da marca através de uma grande divulgação em eventos nacionais, internacionais e programas de TV. Nesta década a linha de produtos foi ampliada com lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica (Gui Gui), que sorria quando abria e fechava seus braços; e a boneca Beijoca, que “mandava beijinhos”.

A moda vai muito além de se seguir tendências e estilos ao se vestir. A escolha da roupa constrói a aparência externa, mas também revela um pouco como somos por dentro. Pensando nos valores, códigos e comprometimentos dos diversos coletivos e criadores que desenvolveram marcas próprias nas periferias de São Paulo, o Projeto Possibilidades decidiu fazer um evento-desfile "Marca da Favela" para discutir o assunto.

iFood, Kekanto e 99 são apenas alguns exemplos de startups brasileiras conhecidas do público. Para aqueles que têm uma ideia de empresa e também querem se arriscar nesse ambiente de tecnologia e inovação, o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) lançou um curso gratuito pela plataforma Coursera, contemplando vários tópicos que envolvem a criação e manutenção de um negócio, combinando aulas teóricas e práticas e com a participação de fundadores de startups como as mencionadas.

Antes da aguardada inauguração oficial do espaço, a partir desta quinta, o Salão dos Arcos, ambiente no subsolo do Theatro Municipal, vai sediar um projeto cultural e musical gratuito durante o mês de maio. A marca italiana Campari vai se apropriar do local para promover experiências sensoriais e imersivas. Batizado de "Red Experience", a novidade traz música, cultura e drinks, de 4 a 27 de maio.