Brasileiro se inspira em 'Final Fantasy' e cria SP futurista em realidade virtual - São Paulo São

 

São Paulo é um lugar conhecido por muitas características: a cidade que nunca dorme, a terra da garoa, o centro financeiro do país. Mas para o artista de 29 anos Thiago Klafke, a capital paulista sempre teve algo de distópico e até de sci-fi em todo o seu caos urbano. Foi com essa ideia que ele criou Sampa VR, uma experiência em realidade virtual que te transporta pra uma São Paulo futurista e pode ser testada de graça no evento Adidas Future Gallery, que rola até este sábado (14).

O mais interessante é que o ambiente virtual com uma São Paulo cheio de prédios futuristas e neon foi inspirado em uma cidade de Final Fantasy – foi o que Thiago revelou em conversa com o Gizmodo Brasil. “Tem uma cidade sci-fi em Final Fantasy XIII-2, Academia, que eu curti muito quando joguei. Ela é noturna e com ambientes molhados”, diz.

No RPG da Square Enix, Academia é a nova capital da humanidade depois dos eventos do Final Fantasy XIII original. Na primeira vez que você a visita no jogo, está chovendo, com vários carros voando por entre os prédios e o neon dos prédios iluminando as ruas escuras. Já na São Paulo futurista, há também a tentativa de replicar essa sensação, com as ruas molhadas da chuva e vários pontos no céu voando rapidamente.

O que foi recriado em Sampa VR, que usa o Oculus Rift, foi um pequeno trecho do centro de São Paulo, não mais do que dois quarteirões, o que faz com que essa experiência virtual seja bem curta, de no máximo dez minutos. Mesmo que possa parecer um ambiente diferente, ainda é possível identificar de cara elementos bem paulistanos, como pichações nos prédios, referências à estação São Bento, da linha azul do metrô, e lixo em certas partes. Pois é, parece que nem no futuro vamos nos livrar disso, pelo menos no virtual.

Não há nenhum objetivo específico ou mesmo outras pessoas pra se interagir durante a exploração da cidade virtual, e Thiago fala que a ideia era realmente criar mais uma experiência do que necessariamente um jogo. “O que eu quero desenvolver [com o Sampa VR] eu não vejo nada parecido [com um jogo]”, fala o artista. Mesmo assim, ele pretende ainda adicionar personagens e até uma pequena narrativa pra guiar o usuário em futuras versões.

Toda essa inspiração em Final Fantasy e o uso de realidade virtual para criar essa experiência da São Paulo futurista teve um motivo bem óbvio, já que o próprio Thiago é desenvolvedor de jogos e trabalha na Blizzard, uma das maiores produtoras de jogos do mundo, criadora de Diablo, World of Warcraft e do Overwatch, no qual o brasileiro inclusive trabalhou. Já Sampa VR é um projeto mais pessoal dele, nada a ver com a Blizzard – o seu próprio “bebê”, como ele fala – e que já vem desenvolvendo há dois anos, durante o tempo livre.

“Quando eu comecei, a ideia era criar só uma cena”, fala Thiago, que criou toda a São Paulo futurista usando a engine Unreal 4. Na época, o projeto nem era em realidade virtual, o que aconteceu depois que o brasileiro participou da Game Developers Conference, em 2015, nos EUA, e foi bombardeado por aparelhos VR. Foi então que ele viu que a experiência de um ambiente virtual se encaixava direitinho no que ele pensava para expandir o projeto. “No voo [de volta do evento] eu tive a ideia, rabisquei o que queria, mas não imaginei que hoje eu já teria desenvolvido 99% do que tinha imaginado”, fala.

Assim como muitas experiências que estão aparecendo pra realidade virtual, Sampa VR ainda parece um produto que ainda não está em sua forma completa. Movimentar-se pelo ambiente virtual ainda pode ser um pouco travado com o uso do controle de Xbox 360; e por ser algo bem curto e sem muita interatividade, só com exploração, pode não ser tão empolgante assim. Porém, vale relembrar que ele é algo feito quase como hobby, nas horas vagas de Thiago e pelo que já alcançou, merece ser ao menos testado.

O melhor é que todos que estiverem em São Paulo podem experimentar Sampa VR de graça. A experiência em realidade virtual é uma das atrações no evento Adidas Future Gallery, que acontece hoje, sexta-feira (13), e amanhã, sábado (14), das 16h às 20h30. O endereço é Praça Franklin Roosevelt, nº 134 – Consolação (mapa aqui).

Assista Sampa VR a São Paulo Futurista: https://youtu.be/8tOhIed0pXo

*
**
Fonte: Gizmodo.