#WDCD SP 2016: conferência internacional discute como o design pode mudar o mundo - São Paulo São

A segunda edição brasileira do What Design Can Do (WDCD) está chegando: daqui uma semana, nos dias 13 e 14 de dezembro, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) será palco de debates sobre o poder do design para mudar o mundo.

Cinco macrotemas guiam a programação: o que o design pode fazer pelas questões urbanas; pela comunicação; pelos refugiados; pela consciência cultural; e pelo combate à violência contra a mulher

O palco principal do WDCDSP 2016, no Teatro FAAP, receberá cerca de 20 convidados de diferentes países e campos de atuação (confira os nomes ao final deste texto). Eles se revezarão em palestras no palco do Teatro FAAP, e em sessões especiais, as chamadas breakout sessions, em diferentes espaços da instituição. Ao todo, cada dia terá 7 sessões especiais simultâneas, formando grupos menores que se aprofundam em temas específicos.

Confira os temas das breakout sessions:

Dia 1 | 13.12

(1) SP & BIKES: nesta sessão, Bebel Abreu e Aline Cavalcante discutem a mobilidade urbana com base no documentário sueco "Bikes vs Cars", do qual Aline é personagem principal. A sessão é oferecida pela Mandacaru. 

(2) RELEVÂNCIA CULTURAL PARA ALÉM DOS FORMALISMOS: A Mutato, agência de branded content do Grupo J. Walter Thompson e responsável pela comunicação do WDCDSP 2016, recebe as designers Roxana Martínez e Fernanda Martins (Projeto Letras que Flutuam) para discutir e a gráfica popular e a criatividade informal encontrada nas ruas. A mediação é de Eduardo Camargo, CEO e CCO da Mutato. 

(3) ALIMENTOS & A CIDADE: o chef brasileiro Rodrigo Oliveira, o jornalista holandês Jan Knikker (sócio do escritório MVRDV) e o food designer britânico Sam Bompas discutem o impacto da comida na nossa vida nas cidades. Com moderação de David Kester, a breakout é oferecida pelo WDCD e o Consulado Geral da Holanda em São Paulo. 

(4) ECONOMIA CIRCULAR E COMPARTILHADA: para exercitar o pensamento disruptivo, o professor Ivo Pons propõe como exercício o desenvolvimento de um modelo de negócio inovador. A sessão é oferecida pela FAAP. 

(5) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DESCONSTRUINDO COMPORTAMENTOS CULTURAIS: nesta sessão, as designers Paula Dib, Renata Mendes e Shay Raviv (STBY/Holanda) convidam especialistas como a designer e ativista trans Neon Cunha, Thaís Fabris (Coletivo 65|10) e Jolanda de Boer (Ministério Público da Holanda) para ajudar o público a identificar hábitos, desconstruir comportamentos culturais e criar oportunidades para que o design explore a questão a partir de uma nova perspectiva. A sessão é oferecida pela STBY.

(6) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, GERANDO EMPATIA PROFUNDA: a Echos, laboratório brasileiro de inovação, oferece essa breakout que propõe criar experiências para que se vivencie o que é a violência contra a mulher, com a intenção de gerar empatia profunda. Contará com a presença da Escola de Design Thinking, da ex-consulesa francesa Alexandra Loras, além de Nana Lima (Think Olga) e Martin Witteveen, promotor público da Holanda.

(7) OFICINA DE SERIGRAFIA EM PAPÉIS CRIATIVOS: oferecida pela Arjowiggins Creative Papers e a Antalis Brasil, a oficina convidam para uma experiência em serigrafia aplicada aos papéis criativos, com suporte da Sutto Serigrafia. 

O primeiro mercado coberto dos Países Baixos: o Markhal Rotterdam, projeto do escritório MVRDV . Foto: Divulgação.O primeiro mercado coberto dos Países Baixos: o Markhal Rotterdam, projeto do escritório MVRDV . Foto: Divulgação.

Dia 2 | 14.12

(1) QUESTÕES SOCIAIS & JORNALISMO MODERNO:  Jan Rothuizen e Rogier Klomp discutem com David Kester as possibilidades que os jornalistas-designers de hoje têm para nos ajudar a entender os grandes problemas que enfrentamos como sociedade. A sessão é oferecida pelo WDCD e o Consulado Geral da Holanda em São Paulo.

(2) DESIGN E BIOMIMÉTICA: a equipe da Tátil Design, liderada por Fred Gelli, se une ao arquiteto Marko Brajovic para oferecer essa sessão que fala sobre como a imitação da natureza pode levar a soluções de design que enfrentem os principais desafios que a humanidade enfrenta atualmente. 

(3) DESIGN, COMPORTAMENTO DISRUPTIVO: Jaakko Tammela, da Questto|Nó, explica como os mindsets predominantes entre designers e change makers permitem que organizações e indivíduos estejam mais conscientes da situação atual e mais ágeis no desenvolvimento de soluções significativas. A sessão será oferecida pela Questto|Nó.

(4) BRASIL + SENEGAL: UMA CONVERSA SOBRE DESIGN DE MODA: oferecida pela FAAP, essa sessão reúne a estilista senegalesa Selly Raby Kane e os professores Patricia Fonseca e Ozenir Ancelmo e promove uma troca Brasil/Senegal: a produção de moda de jovens talentos brasileiros serão discutidos por Selly com base em sua experiência internacional. 

(5) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DESCONSTRUINDO COMPORTAMENTOS CULTURAIS: nesta breakout, haverá uma nova rodada de debates como a promovida na sessão de 13.12. A sessão é oferecida pela STBY.

(6) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, GERANDO EMPATIA PROFUNDA: nesta breakout, haverá uma nova rodada de debates como a promovida na sessão de 13.12. A sessão é oferecida pelo laboratório de inovação Echos.

(7) WORKSHOP: LETTERPRESS SOBRE PAPÉIS ESPECIAIS: promovida pela Arjowiggins Creative Papers e Antalis Brasil em parceria com a QStampa Letterpress, renomado ateliê brasileiro, o workshop irá ensinar a técnica letterpress (a mais antiga de impressão gráfica) ao público presente.  

Line-up das palestras

As palestras do palco principal ocorrem pela manhã e ao fim da tarde, e contam com tradução simultânea para português. O evento disponibiliza tradução simultânea em LIBRAS (neste caso, condicionada à solicitação na compra do ingresso). As breakout sessions ocorrem no intervalo entre as palestras do palco principal, em diferentes pontos da FAAP. 

Subirão ao palco principal do Teatro FAAP nomes internacionais como o publicitário, designer e curador de fotos holandês Erik Kessels, da agência holandesa KesselsKramer; o britânico Sam Bompas, do estúdio Bompas & Parr, que mistura arquitetura, gastronomia e design e é conhecido por ter criado esculturas com gelatina; a jovem estilista senegalesa Selly Raby Kane; o designer holandês Rogier Klomp, que trabalha com documentários animados e jornalismo gráfico;  a designer gráfica colombiana Roxana Martínez, cofundadora do Populardelujo, projeto dedicado a documentar a gráfica popular; o artista multimídia Jan Rothuizen, um dos criadores do documentário interativo Refugee Republic; o jornalista holandês Jan Knikker, um dos sócios do aclamado escritório de arquitetura MVRDV e Richard van der Laken, fundador do What Design Can Do. 

Completam a lista figuras conhecidas da comunidade criativa brasileira, como o arquiteto croata Marko Brajovic; o chef paulistano Rodrigo Oliveira (Mocotó e Esquina Mocotó); o designer carioca Fred Gelli, cofundador do estúdio Tátil, que assina a identidade visual dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016; o jornalista André Naddeo, criador do projeto Drawfugees; a designer gráfica Elaine Ramos, ex-diretora de arte da CosacNaify e sócia da Ubu Editora; a cicloativista e empreendedor social Aline Cavalcante; e a arquiteta Bebel Abreu, do estúdio Mandacaru, também sócia e produtora do What Design Can Do no Brasil. 

Além dos palestrantes, também sobem ao palco principal os cantores Xênia França e Rico Dalasam, que se apresentam em pocket shows durante a conferência - ela no dia 13 e ele, no dia 14. 

Ao longo de todo o evento, marcas parceiras oferecem conteúdo relacionado ao evento em espaços exclusivos no foyer da FAAP, onde o público também encontrará livros dos palestrantes e de editoras convidadas. Em 2016, o WDCDSP conta com o patrocínio de Arjowiggins e Antalis, do Fundo das Indústrias Criativas da Holanda e da FINEP; e com o apoio da KLM, Heineken, On Projeções, Consulado da Holanda em São Paulo e FAAP.

Serviço

What Design Can Do São Paulo 2016 

Quando: 13 e 14 de dezembro, das 9h30 às 18h30
Onde: FAAP. Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo
Ingressos: Através do site www.whatdesigncando.com.br

***
Com informações: 

WDCDSP | Mutato
Sala de Imprensa: http://bit.ly/PressRoomWDCDSP2016

FAAP | WN&P Comunicação
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa

 



-->