Pela primeira vez, em um Museu, ‘The Art of Heineken‘ une imersão, história e estilo de vida - São Paulo São

Até o dia 12 de março, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) recebe em seu oitavo andar e com uma bela vista do Parque Ibirapuera, o The Art of Heineken. O evento este ano tem festas com curadoria do jornalista Marcelo Costa (do site Scream&Yell), shows pelo canal Vevo e uma exposição multimída contando a história da marca da cerveja holandesa, fundada em 1863 por Wandscheer Heineken.

A entrada do projeto ‘The Art of Heineken‘ no MAC/USP. Foto: Divulgação.A entrada do projeto ‘The Art of Heineken‘ no MAC/USP. Foto: Divulgação. A mostra foi inspirada no Heineken Experience, que fica em Amsterdã, na Holanda, cidade de origem da Heineken. O local é um museu e abrigou a primeira cervejaria da marca. Por isso, o nome muito a ver com o que se vai achar por lá, uma grande imersão no mundo Heineken. O mesmo acontece aqui no Brasil, porém, numa escala menor. 

“Levar parte da história da cerveja e da própria Heineken para um museu nos pareceu desde o início uma iniciativa que se encaixa muito bem no universo da Heineken”, diz João Ribeiro, gerente de patrocínios e eventos da Heineken Brasil, que também contou que foram cinco meses trabalhando para o evento se configurar desta forma. 

Se a experiência é uma coisa que a Heineken preza tanto entre seus consumidores, o The Art Of Heinken é cheio delas. Logo na chegada, você pega um elevador exclusivo para ir direto ao local do evento. No percurso até a entrada está a exposição que conta detalhadamente a história da cerveja e como ela é feita. É possível ver os comerciais antigos em vários televisores e ainda levar para casa recriações de pôsteres da marca. Um mimo!

No caminho monitores exibem comerciais da marca de várias épocas e países. Foto: DivulgaçãoNo caminho monitores exibem comerciais da marca de várias épocas e países. Foto: Divulgação

 

Pequenos posters de campanhas antigas podem ser destacados e levados para casa. Foto: DivulgaçãoPequenos posters de campanhas antigas podem ser destacados e levados para casa. Foto: Divulgação


A cerveja feita apenas com três ingredientes: água, malte e lúpulo, responsável pelo amargor característico da Heineken é considerada uma bebida “premium” e conquistou o mercado nacional. E é com um chop tirado na hora especialmente por dois holandeses, que as pessoas que entram no evento são brindadas. Depois disso, é preciso pagar por sua própria bebida, se optar pela cerveja, você desembolsa R$ 10, mas se quiser água, tem de graça e gelada. Basta se servir. 

“O consumo moderado para a Heineken é lifestyle. Nós queremos que nossos consumidores resignifiquem sua relação com a cerveja, que a consumam na balada, no happy hour, mas também no almoço, no casamento. Porém, sempre com responsabilidade! Nossos produtos são feitos para momentos de diversão e celebração, nunca de exagero. Dessa forma os consumidores se sentirão valorizados e fiéis a nossa marca”, explica Ribeiro. E ele continua: “Para tangibilizar nossa preocupação com o consumo moderado, procuramos traduzir essa crença em ativações e campanhas com as quais o consumidor se identifique”. 

Na cobertura, área de consumo responsável com vista para o Ibirapuera. Foto: Divulgação.Na cobertura, área de consumo responsável com vista para o Ibirapuera. Foto: Divulgação.


E se lifestyle, cultura e experiência são marcas da Heinken, escolher São Paulo para a estrutura do The Art Of Heinken não podia ser diferente. A cidade já foi berço para outros importantes eventos como o “Heinken up the Roof”, que em três anos levou shows e festas para o topo dos edifícios Planalto (2014), Martinelli (2015) e Mirante do Vale (2016), além de apoiar eventos/marcas como o Popload Festival. O MAC acabou sendo o escolhido por ser a opção perfeita para “experiência imersiva e tecnológica” que a marca queria promover. 

O “The Art of Heineken“ permite ao público conhecer as histórias e a origem da cervejaria. Foto: Divulgação.O “The Art of Heineken“ permite ao público conhecer as histórias e a origem da cervejaria. Foto: Divulgação.

 

Em sala especial, um filme imersivo sobre a história da cervejaria é projetado em 360 graus. Imagem: Divulgação.Em sala especial, um filme imersivo sobre a história da cervejaria é projetado em 360 graus. Imagem: Divulgação.

  

Na área externa da cobertura, foi criado um espaço para festas e shows. Foto: Divulgação.Na área externa da cobertura, foi criado um espaço para festas e shows. Foto: Divulgação.

 

Cena do comercial ‘The Art of Heineken‘. Reprodução / Youtube. Cena do comercial ‘The Art of Heineken‘. Reprodução / Youtube.

Assista o comercial do projeto, criado pela Agência Publicis.


Serviço

The Art of Heineken @ Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - SP.
Período de funcionamento: 3 de fevereiro até 12 de março.
Dias e horários:
- Experiência: às sextas e sábados, das 10h às 18h, e domingos, das 11h às 19h; e 28 de fevereiro, terça-feira, das 11h às 19h.
- Festas: sábados (4, 11, 18, 25 de fevereiro; 4 e 11 de março); domingos (5 e 12 de março); terça-feira (28 de fevereiro), das 19h à 1h.
Vendas de ingresso a partir de 17 de janeiro pelo site: www.theartofheineken.com.br
Proibida a entrada de menores de idade no evento.

***
Por Alessandra Braz para o São Paulo São.