Três bares paulistanos entram na lista dos melhores do mundo - São Paulo São

Pela primeira vez, três casas brasileiras entraram na lista dos melhores bares do mundo. Bar Frank, Guilhotina e Subastor, todos paulistanos, foram os nomes que conquistaram lugar na famosa lista do World 50 Best Bars. Todos estão entre a 51ª e a 100ª colocação da lista e foram anunciados na última segunda (18). A outra parte da lista, dos 50 primeiros lugares, será anunciada no dia 5 de outubro.

O Frank, comandado pelo bartender Spencer Amereno Jr., ficou com a 66ª posição. Aberto em 2015, o bar que fica no hall do hotel Maksoud, apresenta drinques autorais em ambiente intimista.

Frank Bar: boa parte do público aparece com a esperança de ver de perto o trabalho de Spencer Amereno Jr. Foto: Fernando Moraes.Frank Bar: boa parte do público aparece com a esperança de ver de perto o trabalho de Spencer Amereno Jr. Foto: Fernando Moraes.

Com pegada bem diferente, ambiente despojado e colorido, o Guilhotina conquistou a 73ª colocação. O bar é relativamente novo, abriu as portas do sobrado no Baixo Pinheiros há pouco menos de um ano, mas Márcio Silva, nome atrás do balcão tem experiência de sobra com as coqueteleiras. 

Caçula entre os representantes, Guilhotina tem menos de um ano de vida. Foto: Léo Feltran.Caçula entre os representantes, Guilhotina tem menos de um ano de vida. Foto: Léo Feltran.Márcio participou no início das operações do Subastor, bar que completa a trinca de brasileiros no prêmio internacional. O speakeasy do subsolo do Astor em Pinheiros, ficou com a 90ª posição. O bartender italiano Fabio La Pietra é quem cuida das coqueteleiras por lá desde 2013. (Ele passou poucos meses fora do grupo, à frente do Peppino, mas voltou recentemente ao bar.) 

O Subastor, localizado no subsolo do seu primogênito Astor, funciona desde 2013. Foto: Fernando Moraes.O Subastor, localizado no subsolo do seu primogênito Astor, funciona desde 2013. Foto: Fernando Moraes.A lista é organizada pelos mesmos especialistas que nomeiam os melhores restaurantes do mundo e, tal como essa, é editada anualmente. O ranking divulgado nesta segunda é o primeiro a contar com bares brasileiros. Ainda não se sabe qual será eleito o melhor bar do mundo em 2017, mas, considerando as duas últimas edições do World’s 50 Best Bars, os favoritos para esta posição são o londrino Artesian e o nova-iorquino The Dead Rabbit.

Confira a lista dos classificados das posições 51 a 100 no site World’s 50 Best Bars.

Serviço

Guilhotina Bar: R. Costa Carvalho, 84. 3031-0955.
Frank Bar: R. São Carlos do Pinhal, 424. 3145-8000.
Subastor: R. Delfina, 163. 3815-1364.

***
Da redação.