Renault apresenta EZ-GO, um ‘robô-veículo‘ criado para a mobilidade urbana compartilhada - São Paulo São

A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (8 a 18 de março), o seu carro conceito de um robô-veículo, de mobilidade sob demanda, com um design  elegante e futurista que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocamento nas cidades congestionadas.


Ao mesmo tempo veículo e serviço, o Renault EZ-GO é o primeiro carro conceito de robô-veículo elétrico, autônomo e compartilhado, que permite aos usuários deslocarem-se desde um local identificado – uma estação – ou geolocalizado por uma aplicativo. Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

“Os serviços de mobilidade sob demanda e compartilhada constituem uma oportunidade extraordinária para a Renault, sobretudo quando se trata das cidades. Muitas delas abrigam uma população envelhecida (ou, pelo contrário, muito jovem) que procura novas soluções de mobilidade“, afirmou Thierry Bolloré, Diretor Geral Adjunto do Grupo Renault. “Já começamos a desenvolver novos serviços de mobilidade e sabemos que o Grupo Renault está em ótima posição para investir neste mercado potencial com serviços de mobilidade elétricos, conectados e autônomos, direcionado tanto para os particulares como para as empresas. O nosso novo conceito oferece uma pré-visualização do que poderemos esperar no futuro.“

O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de carros conceitos concebidos pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o carro elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autônoma de nível 4 destinado a particulares.

EZ-GO, um carro conceito para uma mobilidade urbana partilhada

O EZ-GO é, ao mesmo tempo, um serviço e um robô-veículo compartilhado, que poderá ser explorado tanto por empresas privadas como públicas. Representa uma alternativa aos veículos particulares e aos transportes públicos, como o metrô ou o ônibus. O EZ-GO foi concebido para transportar pessoas sozinhas ou em pequenos grupos.

Disponível sob encomenda, através de uma aplicativo ou em estações fixas espalhadas pelas cidade, este robô-veículo associará a flexibilidade e o conforto do veículo individual à eficácia e segurança dos transportes coletivos, que permitem aos passageiros não se preocupar com a estrada.

“Elegante e adaptado ao ambiente urbano, este veículo oferece uma visibilidade panorâmica de 360 graus, sem precedente na cidade, e ainda um espaço de convivencia agradável, propício à descontração.“ afirma Laurens van den Acker, Diretor do Design do Grupo Renault.

Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo amplia ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autônomo e permite que a luz do dia invada todo a cabine, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura do robô-veículo em nada interfere com a vista dos pedestres na cidade. Uma vez estacionado, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada com toda a simplicidade, tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O Renault EZ-GO está dotado de uma capacidade de condução autônoma de nível 4, o que significa que é capaz de conservar distância do veículo da frente, manter-se ou mudar de pista e manobrar num cruzamento. Também pode, de forma autônoma ou através da sua ligação com o centro de controle, colocar-se em modo de segurança em caso de incidentes excepcionais nas proximidades. O Renault EZ-GO favorece ativamente a segurança dos passageiros, graças à velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, a amplitude da sua porta frontal permite entrar e sair do veículo com toda a segurança e longe da zona de circulação, com iluminação do local onde a plataforma se irá estender no solo.

Segundo os executivos da empresa, o Renault EZ-GO também tem um impacto positivo na cidade porque incentiva a mobilidade partilhada, silenciosa e não poluente, graças à sua motorização elétrica e aos sistemas de rede inteligente (smart grid) e de segunda vida das baterias que podem acompanhá-lo. 

Assista o vídeo do EZ-GO!

***
Da Redação, com informações da Renault / UK. Fotos Divulgação.



-->