No Japão, já existem mais estações de recarga para carros elétricos do que bombas de gasolina - São Paulo São

Existem mais pontos de carregamento de carros elétricos no Japão do que postos de gasolina, segundo a montadora japonesa Nissan.
 
A fabricante relata que hoje já são mais de 50 mil postos de recarga espalhados pelo país, contra 35 mil estações de combustível fóssil. 

Esse número ainda não contabiliza os mais de 3.000 pontos privados e os públicos que são destinados para recarga rápida. 

Mas com o crescimento da economia de compartilhamento e o surgimento de sites como o PlugShare.com, os proprietários de pontos de recarga privados poderão disponibilizá-los para vários usuários.

A importância dos pontos de recarga

À medida que o mercado de carros elétricos cresce, a infra-estrutura de apoio também tende a crescer.

"Um elemento importante do crescimento contínuo do mercado é o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento", disse Joseph G. Peter, CFO da Nissan, em teleconferência para analistas.

Estimativa de pontos de recarga elétrico x postos de gasolina no Japão e nos Estados Unidos.Estimativa de pontos de recarga elétrico x postos de gasolina no Japão e nos Estados Unidos.

À medida que a rede de recargas se expande, os carros elétricos passam a se tornar uma opção mais viável para os motoristas de todo o mundo. Mary Barra, CEO da General Motors, vê os carros elétricos como um dos muitos avanços tecnológicos criados para mudar a indústria automobilística. Ela acredita que essa mudança acontecerá em um ritmo sem precedentes.

A indústria também está reagindo a essas necessidades de infraestrutura. A Tesla tem sua própria rede de pontos de carregamento de alta velocidade. A VW e a BMW também se uniram para construir uma rede de estações de recarga nos EUA.

Pontos de recarga elétrica da Tesla no Estados Unidos. Imagem: Reprodução.Pontos de recarga elétrica da Tesla no Estados Unidos. Imagem: Reprodução.

Com subsídios generosos em alguns países, tecnologias de baterias novas e aprimoradas e pontos de carregamento surgindo o tempo todo, pode não levar muito tempo para que os carros elétricos se tornem comuns. As notícias vindas do Japão significam um verdadeiro marco, uma vez que já mostra indicadores positivos sobre a implementação de uma nova tecnologia disruptiva.


***
Por Joe Myers no World Economic Forum (Inglês).