Conheça alguns paraísos da comida saudável em São Paulo - São Paulo São


Quando falamos saudável, queremos dizer: aquelas culinárias naturais alternativas, que têm um olhar diferente para o alimento, seja por utilizar somente orgânicos, trabalhar de uma forma nova com alimentos para os quais muita gente não dá muito valor, defender o conceito de comida viva, praticar o vegetarianismo ou veganismo, enfim, usar a criatividade para criar pratos que são alimentos verdadeiros, e não somente comida com baixo valor nutricional.

O Hypeness foi atrás e descobriu vários paraísos da comida saudável de São Paulo que você precisa conhecer:

1. Goa

Rua Rua Cônego Eugênio Leite, 1152 – Pinheiros.

Goa é aquele lugar pra se levar uma pessoa que diz que não gosta de comida saudável e vegetariana – eles não são do tipo que acham que comida saudável é só salada, e nem forçam a barra com pratos do tipo: purê de chuchu. Lá tudo brilha aos olhos, enche a boca de água e – o mais importante – é bom pra caramba. O cliente pode escolher entre 2 entradas, 3 pratos principais (com direito a uma repetição) e duas sobremesas. Os sucos mais deliciosos e nutritivos que você poderia imaginar podem ser repetidos quantas vezes você quiser. O preço de tudo isso? Justíssimo.

2. Padaria Integrale
Rua Dr. EstevesRua Dr. Esteves da Silva, 360 – Ubatuba-SP. da Silva, 360 – Ubatuba-SP.

Já falamos dela e voltamos a recomendar – A Padaria Integrale, é a primeira padaria 100% integral do Brasil cujo conceito é fazer pães, doces e massas que além de gostosos, nutrem, pois a maioria dos pães apenas alimentam, mas não possuem todas as vitaminas e nutrientes que poderiam ter. 

3. Zona Cerealista
Ao lado do Mercado Municipal de SP, no quadrilátero das ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira, da Alfândega e Álvares de Azevedo.
 

Atrás do Mercadão, alguns quarteirões formam o paraíso dos apaixonados por grãos, queijos, azeites, frutas secas, e especiarias em geral. E, o melhor – com qualidade lá em cima, e com o preço justíssimo. Apesar de ser muitas vezes esquecida pela mídia, a Zona Cerealista é a melhor opção em SP para quem quer encontrar produtos bons e baratos. Depois de conhecer lá, você nunca mais vai achar normal pagar R$ 10 por um saquinho de granola chinfrim nos mercados comuns.

4. Cachoeira Natural
Rua João Cachoeira, 245 – Itaim Bibi.


Mostramos acima um restaurante gourmet vegetariano, e agora é a vez do Cachoeira Natural, restaurante no estilo self-service. O cardápio oferece mais de 70 opções de pratos naturais, entre saladas, sushis, pratos quentes, sobremesas light, sucos naturais entre outros. Entre os destaques do menu, fica a lasanha de shimeji com molho branco, um suflê verde, à base de shinguensai, cebolinha, salsinha e espinafre e o omelete de nirá, uma mistura de ovos e condimentos. De noite, de terça a domingo, o espaço se transforma no Bar do Camarão, onde diversas opções do crustáceo são servidas além do buffet de saladas e sucos naturais com frutas da época.

5. Feira da Agricultura Orgânica e Limpa no Ibirapuera
 

Modelódromo do Ibirapuera – Rua Curitiba, 292 – Vila Mariana.
 

Localizada no Modelódromo do Ibirapuera, a feira acontece todo sábado das 7h às 13h. Aproximadamente 150 produtores se reúnem lá para oferecer os mais variados tipos de produtos: frutas, verduras, legumes, frangos, laticínios, grãos e mudas de plantas. Os alimentos comercializados são produzidos no sistema orgânico de produção, certificados e produtos do Programa Agricultura Limpa da Prefeitura de São Paulo. Além disso, o visitante ainda poderá tomar uma café da manhã orgânico antes de realizar suas compras. Pães, sorvetes, sucos, barras de cereais e açaí também são vendidos por lá.


6. Gopala Hari

R. Antônio Carlos, 429 – Consolação.
 
Há quase 20 anos, o restaurante lacto-vegetariano com sabores e aromas da Índia Gopala Hari (antigo Gopala Prasada), vem produzindo suas delícias. A comida é saborosa é servida com duas opções de prato principal, salada, suco e uma dentre 5 sobremesas. 
 
7. Prime Dog Lanchonete


Rua Vergueiro, 1967 – Vila Mariana.


Quem disse que vegano não tem direito a um fast food de vem em quando? Nessas horas, vale lembrar do Prime Dog Lanchonete. Ele não é totalmente vegetariano, mas merece espaço aqui por ser uma lanchonete inovadora ao oferecer um cardápio bacana para os veganos/vegetarianos. Lá é possível encontrar hamburguer e lanches veganos, com direito a “vegarella” e “tofupiry”, além de Beirutes, hotdogs e sobremesas sem nenhum ingrediente de origem animal. Destaque para os cupcakes e o alfajor.

8. Frutaria Paulista 

Rua Minas Gerais, 316 – Higienópolis.
 

Deu vontade de tomar um suco excêntrico, tipo cupuaçu ou graviola, no meio da madrugada de domingo? Corre pra Frutaria Paulista. Ela fica bem no finzinho da Av. Paulista, e serve sucos e uma variedade de frutas frescas, 24h por dia, 7 dias da semana. O preço não é super acessível mas vale a pena por causa da qualidade das frutas servidas. Ah, eles fazem delivery nas proximidades.

9. Sorveteria Soroko

Rua Augusta, 305 – Consolação.
 
Veganos e pessoas com restrição ao leite batem cartão nesta sorveteria simples, de jeitão interiorano. Eles tem sorvetes normais, mas atraíram o público vegano porque têm várias opções de sorvetes sem leite e outros derivados de animais. Entre as sugestões à base de soja, estão flocos, chocolate e banana. Há outros sabores, também produzidos lá mesmo, como quindim e pétalas de rosa, que se revezam na bancada. A Sorveteria é famosa também pelo seu açaí na tigela.

Dicas: Hypeness.