A casa dos sonhos Google tem mobilidade como carro-chefe - São Paulo São

 
Casas conectadas em breve serão realidade na vida de muitas pessoas, mas antes que todos os objetos de uma residência comecem a conversar por meio da internet, a mobilidade, hoje, já torna possível executar algumas tarefas de forma inteligente. Essa é a proposta da Casa Google, que a gigante de internet apresentou no último dia 14 para a imprensa em São Paulo.
 
A empresa montou na suíte presidencial de um hotel na capital paulista uma casa baseada em tecnologias como o novo sistema operacional Android, o Marshmellow, o Chromecast e o sistema de reconhecimento de voz da companhia. A experiência começa logo na sala, com a televisão equipada com Android e na mão do morador, um smartphone com o Marshmellow. O novo sistema operacional móvel, segundo Gabriela Manzini, gerente de comunicação do Google Brasil, foi desenhado para otimizar o uso da bateria, colocando-a, por exemplo, em estado de economia. 
 
Google apresenta casa dos sonhos com mobilidade como carro-chefe
Foto: Google Brasil / Divulgação.
 
Na cozinha, o YouTube domina. Segundo a empresa, a plataforma deixou de ser um simples repositório de vídeo e tornou-se um local de entretenimento e um dos temas mais buscados por lá são receitas. Houve aumento de 30% na procura por receitas no YouTube e ao somar tudo o que tem na rede são mais de 2,6 mil anos de vídeos de culinária disponíveis. No quarto, o assistente de voz do Google ganha notoriedade.
 
Nos últimos meses, o Google já sinalizava que estava aprimorando seu assistente de voz para que ele se tornasse, de fato, um assistente pessoal do usuário. Em demonstração, uma funcionária do Google pediu ao recurso: “Me lembre do aniversário da minha mãe no sábado” e o assistente abriu a aplicação de lembretes para anotar o pedido. Em seguida, ela solicitou que ele mostrasse a melhor rota para ir de bicicleta para o trabalho e, prontamente, o assistente identificou o comando, sinalizando a melhor forma de se chegar. 
 
Já na sala de TV, o Chromecast, dispositivo do Google conectado à TV e controlado via smartphone, permite acesso a diversos serviços, como YouTube e filmes. É possível, por exemplo, por meio do Google Play comprar livros e filmes, em moeda local, ou baixá-los no celular para ler ou assistir quando quiser. O Google Play também foi citado como plataforma para uso no banheiro. Sim, para os que gostam de cantar no chuveiro, o aplicativo é a solução recomendada pelo Google. Gabriela destacou no app a possibilidade de escutar playlists criadas por pessoas e não por algoritmos. No app também é possível fazer o upload de 50 mil músicas dos CDs preferidos dos usuários, que ficarão armazenados na nuvem.  
 
O aplicativo Fotos pode ser usado nos momentos de lazer, na piscina ou demais áreas de descanso. O app armazena fotos de maneira inteligente de forma automática. Assim, por exemplo, é possível localizar registros temáticos apenas ao inserir no campo de busca o termo-chave. Ao colocar cachorro, aparecem todas as fotos de cachorros armazenadas no app, que também está disponível para iOS. 
 
Déborah Oliveira no IT Forum 360.